Thursday, 21 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Religioso é o gênero mais presente na TV aberta

O Informe de Acompanhamento de Mercado de TV Aberta publicado pelo Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA), da Ancine, no final de junho e atualizado na última quarta, 3, traz alguns dados interessantes da programação de TV aberta no Brasil.

Segundo o estudo, que monitora as grades de programação de dez emissoras – Bandeirantes, CNT, Globo, MTV Brasil, Record, RedeTV!, SBT, TV Brasil, TV Cultura e TV Gazeta – 78,9% do tempo de programação é de obras brasileiras, na média. O percentual de horas dedicadas à programação estrangeira é de 14,66%. A diferença (6,43%) é por conta do conteúdo “indefinido” – programas compostos por diversas pequenas obras, podendo ser brasileiras ou estrangeiras, ainda que ancoradas por apresentador brasileiro.

O SBT é a rede que conta com menos conteúdo nacional (51,07%), seguido da TV Cultura (52,58%), que na última gestão passou por um forte enxugamento, levando à redução da produção de conteúdo próprio.

Percentual de tempo de programação das emissoras aberta por Origem – 2012
Emissoras Brasileira Estrangeira Indefinido
Band 78,58% 17,73% 3,69%
MTV Brasil 76,18% 6,40% 17,42%
Rede CNT 94,65% 5,35%
Rede Globo 76,18% 20,20% 3,62%
Rede Record 83,26% 13,76% 2,98%
Rede TV! 91,84% 5,21% 2,95%
SBT 51,07% 33,16% 15,78%
TV Brasil 80,91% 17,32% 1,78%
TV Cultura 52,58% 29,68% 17,75%
TV Gazeta 100,00%
Total 78,91% 14,66% 6,43%

Fontes: Grade de Programação das Emissoras. Jornais, site das emissoras e sites especializados.

O informe traz ainda um estudo sobre o tempo dedicado ao tipo de programação. Em 2012, a programação de TV aberta foi predominantemente ocupada por obras de entretenimento (59% do tempo da grade de programação das emissoras), com o gênero informação na sequência (15,9%).

Igreja eletrônica

O gênero que mais ocupou as grades de programação em 2012 foi o religioso, responsável por 13,55% do tempo médio das grades, com destaque para a Rede TV! (38,08% do tempo dedicado ao gênero religioso), Rede CNT (36,67%), e Record (23,33%). Na sequência vêm os gêneros variedades, com 10,45% do tempo médio, e telejornalismo, ocupando 10,43% do tempo médio das grades.

Cinema

O estudo detectou 2.110 exibições programadas de longas-metragens na TV aberta, dos quais 1.819 foram longas estrangeiros e 291, nacionais. A TV Cultura, a TV Brasil e a Rede Globo foram responsáveis por 98,6% das exibições de longas- metragens nacionais em 2012. A TV Brasil, com 111 exibições, e a TV Cultura, com 109, foram os canais que mais abriram espaço para as obras brasileiras, ainda que com um alto índice de reprises.

O Informe de Acompanhamento de Mercado de TV Aberta pode ser acessado no site do OCA.

******

Fernando Lauterjung, do Tela Viva