Mais de 500 mil pessoas acessaram no Facebook dois vídeos feitos por William Bonner com seu celular, nos quais o âncora falava sobre os destaques do “Jornal Nacional” (Globo) de sábado (20), mostrando um pouco dos bastidores do noticiário e fazendo uma piadinha com um panetone de 20 kg na Redação.
São vídeos de cerca de 50 segundos cada, caseiros, com imagens tremidas e que passam longe do padrão Globo de qualidade.
No entanto, esse parece ser o caminho das mudanças na linguagem do “JN” que Bonner disse estar promovendo no noticiário.
Ao receber o troféu Mário Lago, no “Domingão do Faustão”, no dia 21, Bonner disse estar empenhado na renovação da linguagem do “Jornal Nacional”, do qual também é editor-chefe.
Segundo fontes do jornalismo da Globo, além dessa busca por alcançar a audiência em redes sociais, com vídeos descontraídos, selfies e via “segunda tela” (tablets, celulares), o “JN” e outros noticiários da rede devem mostrar mais os bastidores da notícia e tentar aproximar a plateia de âncoras e repórteres.
A linguagem dos jornalistas deve ficar mais leve, e eles serão mostrados como pessoas reais, e não como seres inalcançáveis, protegidos por bancadas e teleprompters.
******
Keila Jimenez, da Folha de S.Paulo