Thursday, 21 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Educação ‘Big Brother’

Qual é o projeto educacional que sustenta a maneira big brother de ver o mundo, programada pela Rede Globo? Sucesso de audiência, ao oferecer entretenimento camuflado de diversão, esta versão pós-moderna da encenação da vida humana foi criada originalmente por John de Mol e Joop van den Ende em 1999, na Holanda. Naquela oportunidade, o reality show recebeu o título de Big Brother, cuja proposta foi incorporada no Brasil pela Rede Globo, responsável pelas edições anuais do programa desde 2001. O termo já fora usado pelo romancista britânico George Orwell, em seu livro 1984, para designar um olho eletrônico que espionava as pessoas com o intuito de manter o domínio de um Estado totalitário sobre tudo e todos.

Trata-se de um programa televisivo que consiste no confinamento voluntário em uma casa de pessoas que se dispõem a ser filmadas durante todo o tempo que ali permanecerem. A finalidade última do jogo, após sucessivas e periódicas eliminações dos participantes, é que apenas uma pessoa consiga permanecer, o que lhe dará o direito de receber um grande prêmio em dinheiro. O telespectador acompanha o programa assistindo diariamente a imagens, ao vivo ou previamente editadas, de tudo o que ocorre entre os participantes, desde os atos mais cotidianos até conflitos, brigas e namoros. Para atrair o público, enriquecer as imagens e adequar-se à lógica televisiva, a construção simbólica do programa é feita a partir de tarefas e desafios propostos aos participantes e que desencadeiam reações, atitudes e conflitos entre eles. Há também um apresentador com a função de organizar o programa, interagindo com os participantes, direcionando os julgamentos e opiniões dos telespectadores e mediando as diversas situações. Por meio da sedução televisiva do espectador, mobilizam-se aspectos primitivos de seu psiquismo, fazendo com que ele se sinta narcisicamente poderoso e onipotente e se acredite dono do destino dos participantes do programa.

O Big Brother se insere dentro do contexto pós-moderno chefiado pela revolução tecnoeletrônica. Como ícone deste atual momento, temos a velocidade que está a serviço da otimização das performances, no tocante à produtividade, ao consumo e ao ganho de capital. O instantâneo e o descartável passaram a permear nossa experiência, desde os utensílios que empregamos no dia a dia até a nossa maneira de pensar, viver e nos relacionar. Observa-se que a estética superou a ética como foco de interesse intelectual e social; as imagens dominaram as narrativas; o efêmero e o fragmentário triunfaram sobre os valores perenes e universais. Em outras palavras, ocorreu a hegemonia do significante sobre o significado, o que deslocou a importância da História para um segundo plano e imprimiu valor à forma e à imagem. Assim, os relacionamentos sociais mediados pela mídia concorreram para a redução dos encontros ao vivo e alimentaram os de natureza virtual.

O “ócio desprezível”

Assolado pela angústia frente à perda de contato com sua própria subjetividade, pressionado pela velocidade do mundo da produção, destituído de seu lugar de agente nas relações sociais, o ser humano busca eco para suas vivências em reality shows. Atraído pelo fútil, pela curiosidade ávida de sensacionalismo e pela excitação banal, deixando de lado nossa potência de pensar e agir, o Big Brother nos proporciona toda essa violência mortífera, adormecendo, assim, nossa capacidade crítica já tão abalada pela alienação de nossas consciências. O prazer de assistir ao programa também advém da crença de que o outro vive o drama da sobrevivência em nosso lugar: tornamo-nos ingênuos e pueris, por um lado, e sádicos e triunfantes, por outro.

A versão pós-moderna do teatro grego aparece destituída da profundidade do drama e do impacto da tragédia. O que se vê no Big Brother é a pulverização dos relacionamentos em atitudes impulsivas, intrigas e falas desarticuladas, denotando manifestações emocionais caricatas e previsíveis. A audiência do programa é grande graças à debilidade e nulidade do espetáculo: as pessoas assistem porque ali se reconhecem e/ou para se sentirem menos idiotas que os protagonistas. Reafirmando essas colocações, pode-se dizer que, em um estilo fast-food, engolimos as ações-reações de personagens vazios que lutam cegamente por sua sobrevivência individual.

Diante disso, parece que já não somos capazes de mergulhar na fantasia, no jogo de sombra e luz da ficção e que vai demandar a ação do pensamento enquanto abstração, análise e síntese. Assim, não há o que pensar, há apenas o que consumir. Os brinquedos ganharam vida pela magia sedutora das câmeras escondidas do Big Brother. Além de todos os artefatos tecnológicos, desejamos agora brincar com “gente de verdade”. Retrato da contemporaneidade, este reality show revela a morte do sujeito, a fugacidade das experiências vividas, a desvalorização da história e o culto à imagem e à superficialidade. A respeito, em tom arrojadamente crítico, o poeta Ricardo Evangelista, reserva, em seu livro Em ponto de bala (2013), o texto “The Best bosta Big Brother”:

“Meu verbo se levanta/ Abre fogo da garganta/ Contra essa gaiatice/ Quem canta só de estampa/ É da Caras Veja lá na banca/ Ou boneca de show business./ Destravo a trava dessa tranca/ Boto bronca nessa banda/ Não retiro o que disse/ A moda que tu lanças/ Até quando vem de canja/ O negócio é só grife./ Quem acredita que te compra/ Nesse bote só tem pompa/ Falta poesia sobra piercing/ BB, agency top models/ Vinte pontos no ibope/ Silicone, esteroide e tolice./ The best bosta brother sister/ Do fast food kit fode/ É o sabor do acepipe/ Serve merda de bandeja/ Cobertura chantilly e cereja/ E cobra taxa de burrice.”

Na contramão da diversão como “ócio criativo”, atitude fundamental para o desenvolvimento da cultura, conforme salienta o sociólogo Domenico de Masi, o projeto educacional que sustenta a maneira big brother de ver o mundo, programada no Brasil pela Rede Globo, se pauta pelo entretenimento ou “ócio desprezível”, segundo acepção formulada pelos comunicólogos Adriano Gonçalves, Isabela Rocha, Márcia Pereira, Edson Maciel e Felype Silva. Educação big brother significa, portanto, subdesenvolvimento existencial do respeitável público.

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Marcos Fabrício Lopes da Silva é professor da Faculdade JK, jornalista, poeta e doutor em Estudos Literários