Thursday, 21 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Crescimento modesto

Os números do mercado de TV paga publicados pela Anatel no final de 2012 referentes ao mês de novembro mostram uma leve desaceleração em relação a outubro. O crescimento caiu de 1,8% para 1,7% nos respectivos meses, o que significa que o setor deixou de adicionar cerca de 40 mil assinantes em relação ao ritmo que vinha mantendo. Ainda assim, o crescimento anualizado em novembro foi de 28,3%, quase repetindo a performance do ano anterior.

O número total de clientes de TV paga registrado em novembro pelos dados da agência (15,966 milhões de assinantes) permitem afirmar que em 2012 o setor terá rompido a barreira dos 16 milhões de clientes.

O destaque positivo do mês de novembro foi a Oi, que intensificou seu volume de adições e chegou a pouco mais de 705,4 mil assinantes. A Sky deu uma desacelerada, mas ainda assim adicionou 85,4 mil clientes em novembro e chegou a 4,959 milhões de assinantes, provavelmente tendo rompido a barreira dos 5 milhões de clientes já em dezembro. A Net chegou a novembro com 5,350 milhões de assinantes, crescendo cerca de 55 mil assinantes. Caso as novas praças em que a empresa pretende operar não comecem a dar resultados rapidamente, a Sky pode assumir o posto de maior operadora de TV paga do Brasil ainda em 2013.

A Claro TV cresceu 68 mil clientes em novembro de 2012 e passou a casa dos 3 milhões de assinantes (mais precisamente 3,063 milhões), um feito notável para uma operadora que iniciou suas operações apenas em janeiro de 2009.

A Telefônica/Vivo segue perdendo base e em novembro caiu abaixo dos 600 mil assinantes (599 mil, para ser exato). A GVT, que ao longo de 2012 foi muito agressiva, deu uma forte desacelerada em novembro, crescendo 24 mil assinantes e chegando a 410,4 mil clientes. Outras operadoras apresentaram, de forma consolidada, uma perda de cerca de 14 mil clientes no mês.

***

[Samuel Possebon, do Tela Viva]