O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) está estimulando suas entidades associadas e os comitês regionais em oito estados a realizarem em todo o país atividades na segunda semana de outubro, quando é promovido no mundo todo o Media Democracy Day (MDD), ou Dia pela Democracia na Mídia, que este ano foi agendado para 18/10. Por decisão do seu Conselho Deliberativo, o Fórum desencadeou articulação nacional para produzir um programa a ser transmitido ao vivo no domingo, dia 17/10, por uma rede de emissoras de rádios e TVs comunitárias, universitárias, legislativas e estatais.
Segundo o coordenador-geral do FNDC, Celso Schröder, a idéia é transmitir por satélite para todo o Brasil um debate sobre a qualidade da programação no rádio e na TV brasileira que possa ser captado e retransmitido gratuitamente por todas as emissoras interessadas. A Executiva do Fórum está em conversação com entidades representativas das emissoras não-comerciais, como ABTU, Abepec, Astral, Arpub, Abraço e Abccom, além da Radiobrás, TV Câmara e TV Senado para implementar a proposta. O formato final do programa será definido em uma reunião com todos os interessados.
Schröder explica que a proposta inicial do Fórum é que a produção vá ao ar exatamente uma hora antes do protesto simbólico previsto pela Campanha Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania, que está recomendando aos cidadãos o desligamento dos aparelhos de TV das 15h às 16h do dia 17/10 como uma forma de manifestação coletiva contra o baixo nível do conteúdo de muitos programas de TV que estão sendo denunciados à campanha promovida pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. O FNDC também pretende estimular que nos dias 17 e 18/10 as emissoras interessadas promovam em suas grades de programação a exibição de conteúdo audiovisual que promova os direitos humanos e o debate sobre a democratização da comunicação.
Mais informações sobre a campanha Ética na TV você encontra no site (www.eticanatv.org.br)