O evento, que acontece nos dias 22 e 23 de outubro em São Paulo, terá ainda a participação de importantes jornalistas estrangeiros: os norte-americanos Mark Kramer e Anne Hull, e o português Paulo Moura.
O primeiro evento no país sobre Jornalismo Literário terá a participação de experientes e premiados jornalistas do Brasil e do exterior. Caco Barcellos, Ricardo Kotscho, Hélio Campos Mello, Eliane Brum e Marcelo Rech estão entre os palestrantes do ‘Seminário Brasileiro de Jornalismo Literário’, que acontece nos dias 22 e 23 de outubro no Novotel Jaraguá, em São Paulo. Mark Kramer e Anne Hull, dos Estados Unidos, e Paulo Moura, de Portugal, completam o time de especialistas que vai mostrar como a humanização do jornalismo pode ajudar os meios de comunicação a superar a crise de conteúdo que os afeta hoje.
Repórter com mais de trinta anos de experiência em jornalismo impresso, e principalmente televisivo, Caco Barcellos fará uma palestra sobre o desenvolvimento do seu livro Abusado. Ricardo Kotscho e Hélio Campos Mello, que já conquistaram vários prêmios Esso, tratarão do tema ‘Narrativa em Revista’. Eliane Brum, vencedora do Prêmio Jabuti com o livro A Vida Que Ninguém Vê, falará sobre jornalismo de pessoas anônimas. Marcelo Rech, diretor de redação de Zero Hora, contará a renovação em um dos maiores jornais do país.
Contextos e especificidades
Colaborador de revistas como The New York Times Magazine, Atlantic Monthly e National Geographic, Mark Kramer, um dos grandes propagadores do Jornalismo Literário no mundo, falará das dificuldades dos avanços e retrocessos na introdução do jornalismo narrativo nos Estados Unidos; Anne Hull, repórter do Washington Post que atuou na cobertura do 11 de Setembro e do furacão Katrina, mostra como escrever reportagens seriadas em jornais. Repórter especial do jornal diário português Público e ganhador de vários prêmios europeus, Paulo Moura revela o processo de formação da nova geração de escritores da realidade em Portugal.
Palestras dos professores, pesquisadores e jornalistas Celso Falaschi, Edvaldo Pereira Lima e Sergio Vilas Boas, por sua vez, vão detalhar contextos, tendências, histórias e especificidades do Jornalismo Literário. Celso, Edvaldo e Sergio são co-fundadores da
Academia Brasileira de Jornalismo Literário (ABJL) e do portal TextoVivo, instituições coligadas e realizadoras do seminário, que contam com patrocínio da Petrobras e apoio da Associação Nacional de Jornais (ANJ), TAM e Travel Ace.SERVIÇO
Evento: ‘Seminário Brasileiro de Jornalismo Literário’
Local: Novotel Jaraguá São Paulo Conventions
Endereço: Rua Martins Fontes, 71 – São Paulo – SP
Data: 22 e 23 de outubro
Inscrições, programação e detalhes: www.textovivo.com.br/seminario
Telefones: (11) 3129-8320 / (19) 3231-8162
E-mails: abjl-sp@textovivo.com.br
Informações para a imprensa:
Cristiane Del Gáudio, assessora de imprensa
(11) 4704-7388 / (11) 4781-4799
(11) 9578-4813