Sunday, 22 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Mídia & Jornalismo – Parte 1

IMPRENSA, POLÍTICA, ELEIÇÕES


Os escândalos surgidos em 2005 continuaram a pipocar no correr de 2006 – e a imprensa não retrocedeu nas denúncias. Com uma circunstância agravante: era ano de eleições. A disputa eleitoral acirrou os ânimos e subiu o tom das acusações. Ao fim e ao cabo, um diferencial marcante: a inédita reação do público consumidor de informações. Parte do (e)leitorado, em especial aquela com acesso à internet, enxergou na mídia um inimigo, partiu para a agressão direta aos meios de comunicação, decretou a derrota da imprensa no pleito e alimentou o discurso antimídia do Planalto.


** Propaganda do governo não elege candidato – Carlos H. Knapp


** Eleições: O significado de ‘tempos rigorosamente iguais’ – Venício A. de Lima


** Violência precisa ficar fora da agenda eleitoral – Alberto Dines


** A imprensa precisa gritar – A.D.


** Como buscar equilíbrio na cobertura – Carlos Brickmann


** Edição da Folha favorece os candidatos do PSDB – Luiz Antonio Magalhães


** Lula será intimado a dar explicações a jornalista – Rodrigo Haidar


** A importância do rádio na campanha de Lula – Venício A. de Lima


** PFL recua; anúncio político não é reportagem – Alberto Dines


** Jornalismo, ética e as vozes silenciadas – Renato Gianuca


** Mídia não dá conta da cleptomania nacional – Luiz Weis


** Pesquisa revela a (des)confiança na mídia – Venício A. de Lima


** A ideologia em nome da ‘reportagem’ – Luiz Gonzaga Motta


** Silvio Pereira no Globo: O velho serviço de encomenda – Gilson Caroni Filho


** Opinião e o inconformismo antidemocrático – Venício A. de Lima


** Sobre jornalismo e polarizações – Gilson Caroni Filho


** Reforma eleitoral: Os atores principais ficaram na platéia – Claudio Weber Abramo


** Quando a mídia ajuda a desinformar – Muniz Sodré


** Os formadores de opinião estão frustrados – Luciano Martins Costa


** Datafolha rasga a fantasia iluminista da imprensa – Gilson Caroni Filho


** Em defesa da opinião pública – Alberto Dines


** Escândalos midiáticos no tempo e no espaço – Venício A. de Lima


** Ninguém dançou e Judas sorriu – Alberto Dines


** Jornalismo entre o público e o privado – Eduardo Lorea


** E o outro lado, não é para ser ouvido? – Alberto Dines


** Ministro bate na mídia pelas razões erradas – Luiz Weis


** A construção do vocabulário da crise – Venício A. de Lima


** O gabinete assombrado do novo ministro – Rolf Kuntz


** Vazamentos no banco dos réus – Alberto Dines


** Por quem dança a deputada – Deonísio da Silva


** Uma nova forma de totalitarismo – Matilde Eugenia Schnitman


** Estado de direito e direito ‘burguês’ – André Barros


** PF queria pichar o Nildo, acabou pichada – Alberto Dines


** Notas sobre uma crise à moda suíça – Rolf Kuntz


** O caseiro e o ministro – Urariano Mota


** Alckmistas assanhados no Estadão-ão-ão – Alberto Dines


** Opinião da imprensa não é a opinião pública – Venício A. de Lima


** Ética de dois pesos: o ministro, poupado; o caseiro, devassado – Luiz Weis


** O silêncio suspeito da grande mídia – Venício A. de Lima


** Revisitando o poder da grande mídia – Venício A. de Lima


** Começou a batalha dos números – Rachel Moreno


** Imprensa pisando nos fatos, distraída… – Luciano Martins Costa


** A Cobra e a mídia – Gilson Caroni Filho


** Premissas que estão na raiz da crise – Luciano Martins Costa


** Mais problemas do que soluções – Carlos Castilho


** Mídia e mensalão: Poderia ser diferente? – Sonia Serra e Othon Jambeiro


** Sobre querelas, Stalin, privilégios e Hollywood – Nelson Hoineff


** Lula no Big Brother? – Marcelo Salles


** A culpa é sempre da imprensa – Carlos Brickmann


** E se o arrecadador de Lula fosse um sanguessuga? – Luiz Antonio Magalhães


** Eleições na web: Território livre, internet vira campo de batalha – Marcelo Villas-Bôas


** A divulgação contaminada das pesquisas eleitorais – Venício A. de Lima


** Jornal Nacional tenta retomar o caminho. De ônibus – Mário Marona


** Cama, cozinha e o Pedro Bial – Angelo de Souza


** Caso Emerson Kapaz: O que faltou perguntar à Transparência Brasil – Claudio Weber Abramo


** Notas sobre comentários que fazem pensar – Claudio Weber Abramo


** Regulamentação profissional: O melhor jornalismo, sem viseiras e bitolas – Lúcio Flávio Pinto


** O importante é denunciar, denunciar – Carlos Brickmann


** Um lead para Heloísa Helena – Gilson Caroni Filho


** A cobertura da agenda e o jornalismo declaratório – Leandro Colling


** Um detalhe midiático no vazio discursivo – Afonso Caramano


** Muito vedetismo, pouco jornalismo – Luiz Gonzaga Motta


** Jornal sobre rodas – Márcia Silveira


** Mídia e eleições em tempos de sanguessugas – Alberto Dines


** O entrevistado foi o presidente ou o candidato? – Alberto Dines


** Um balanço das entrevistas no Jornal Nacional – Luiz Antonio Magalhães


** Memória curta em entrevista vergonhosa – Raphael Bruno de Souza


** Um Alckmin engolido e uma apimentada Heloísa – George Brito


** Enfim, algum tempero no mingau da campanha – Rolf Kuntz


** Vantagens e desvantagens nas entrevistas de candidatos – Leandro Colling


** Quatro anos em 11 minutos e o medo da danadinha – Fabio Leon Moreira


** Imbricações da toga com a mídia – Gilson Caroni Filho


** O formato e o vazio – Ivo Lucchesi


** O voto e os riscos à democracia – José Rodrigues Filho


** Jogo do não dizer não é exclusividade dos candidatos – Leandro Colling


** Os sinais de uma aparente contradição – Muniz Sodré


** A corrupção, a democracia e o papel das instituições políticas – Marcus Ianoni


** Pesquisas indicam que há vida além da mídia – Leandro Colling


** Frente ampla contra os jornais de qualidade – Alberto Dines


** Revista decreta a morte dos jornais – Luiz Weis


** O que é e o que não é relevante – Venício A. de Lima


** Diretor dá o tom e Folha bate mais forte – Luiz Antonio Magalhães


** The Economist: Quem matou o jornal?


** O presidente que não está nos jornais – Carlos Brickmann


** A candidatura de oposição e a TV Globo – Venício A. de Lima


** Mídia apática, cobertura chuchu – Alexandre Bastos Loureiro


** Mídia em crise no vazio discursivo – Afonso Caramano


** CartaCapital escolhe candidato à presidência – Alberto Dines


** Imprensa vive o axioma de Lampedusa – Deonísio da Silva


** JN: O circo mambembe da notícia – José Carlos Aragão


** O dia em que uma caravana passou por aqui – Raphael Leal


** Frases & Contextos: O vilão sou eu? – Wagner Tiso


** Laboratório Doxa: A cobertura eleitoral sob exame – Marcelo Villas-Bôas


** Observatório Brasileiro de Mídia: De olho na imprensa e nas eleições – Joana Moscatelli


** O mudo que fala e os mudos da imprensa – Carlos Brickmann


** JN e Alckmin: assim é, se lhe parece – Gilson Caroni Fiho


** Caravana JN, pauteira da campanha – José Carlos Aragão


** Lula e a liberdade de imprensa – Alberto Dines


** Jornalismo fiteiro em versão moderna – Alberto Dines


** Nós, a boa e velha mídia – apesar de tudo – Luiz Weis


** Equívoco papal e parcimônia da mídia – Ivo Lucchesi


** IstoÉ revive a imprensa marrom – Alberto Dines


** MTV, ovos, tomates e voto nulo – Luiz Gonzaga Motta


** A verdade, nada além da verdade – Gabriel Perissé


** Veja em campanha contra senadora – Enock Cavalcanti


** A cereja do bolo – ou escancarou geral – Jorge L. M. Lima


** A Pasárgada eleitoral – Alfredo Vizeu


** Urnas eletrônicas e fiscalização – Osvaldo Maneschy


** Vote JN, vote Alckmin – Cláudia Rodrigues


** Assalto à imprensa – Alberto Dines


** Desgosto, orgulho, desgosto – Soninha Francine


** Os jornalistas, as fontes e os bandidos – Alberto Dines, com Mauro Malin


** Estadão errou de ‘André’ – Maria de Fátima Gomes de Lima


** Os neocríticos da mídia – Alberto Dines


** IstoÉ tenta explicar, mas não convence – Alberto Dines


** A crítica desonesta da mídia – Luiz Weis


** Presidenciáveis no jardim-de-infância – Nelson Hoineff


** Magnata prevê o fim do jornal impresso – Leneide Duarte-Plon


** De indignação cívica e indignidade profissional – Luiz Augusto Gollo


** O voto condicionado ao que se lê nos jornais – Walter Falceta Jr.


** A imprensa e os aloprados – Alberto Dines


** Jornalismo de quinta categoria – Alberto Dines


** A cobertura, o inconformismo e a radicalização – Venício A. de Lima


** Reeleição e o jornalismo de evidências empíricas – Gilson Caroni Filho


** Do sectarismo ao crime de opinião – Léo Bueno


** O presidente-observador da imprensa – Alberto Dines


** Só a crítica genuína acabará com o `jornalismo fiteiro´ – Alberto Dines


** Cinco questões-chave sobre as fotos do dinheiro – Alberto Dines


** Mais reportagem, menos pesquisa – Carlos Brickmann


** Os cabrestos estão esgarçados – Alberto Dines


** A imprensa ganhou o primeiro tempo – Luciano Martins Costa


** O papel da mídia nas decisões de voto – Venício A. de Lima


** A grande ausência da campanha eleitoral – Angela Freitas


** A presença que a mídia não revela – Lucília Maria Sousa Romão


** Mídia não expõe as regras do jogo – Afonso Caramano


** Marketing político ou teoria dos jogos? – Lisandro Giraldez


** Jornalista não faz isso. Então, isso não é jornalismo – Marinilda Carvalho


** Imprensa, um assunto de campanha – Eduardo Guimarães


** Náufragos de um mesmo barco – Ulisses Capozzoli


** As candidatas que surpreenderam a mídia – Ligia Martins de Almeida


** A culpa dos holofotes – Alberto Dines


** Remédios para o destempero golpista – Argemiro Ferreira


** Culpar a mídia pode tirar votos – Alberto Dines


** Debate na Band: espetáculo em formato de tiroteio – Alberto Dines


** A mídia continua no palanque – Alberto Dines


** Falta alguém na investigação da PF – Alberto Dines


** O crime e a foto do crime – Alberto Dines


** A TV digital, o dossiê e as eleições – Diogo Moyses


** Risco de saturação nos debates entre candidatos – Alberto Dines


** Debate da Band, o friforó e o espetáculo – Alberto Dines


** Debate da Band, E o vento levou (II) – Deonísio da Silva


** Cobertura da mídia, ‘cautela e serenidade’ – Venício A. de Lima


** A miopia informativa da mídia tradicional – Marcelo Soares


** O peso dos atores do segmento popular – Antonio Albino Canelas Rubim


** O que faz a primeira-dama? – Ligia Martins de Almeida


** O horror à política – Gabriel Perissé


** A mídia, a política e o voto – Antonio Albino Canelas Rubim


** Veja & Época, dupla com DNA lombrosiano – Gilson Caroni Filho


** Imprensa, meias verdades e mentiras inteiras – Eduardo Guimarães


** Sem receita de ‘maionese’ nem teoria da conspiração – Samuel Lima


** A liberdade de imprensa é federal – Valter Pereira de Melo


** Mera armação para derrubar Lula – Carlos Lopes


** O que esperamos da imprensa – Cássio Caetano Gusson Schiavi


** Quem é quem nessa eleição – Carlos Brickmann


** Pouca influência em eleição sem graça – Nara Franco


** Candidato banda larga – Mário Augusto Jakobskind


** A vilanização da imprensa – Alberto Dines


** Regras draconianas em favor da chatice – Alberto Dines


** A mídia não é culpada pelos conflitos na PF – Alberto Dines


** Mídia partidária e o interesse público – Venício A. de Lima


** Réquiem do jornalismo – Luis Nassif


** Pilhas de dinheiro, política e mídia – Hélio Lemos Sôlha


** Ética jornalística e a moralidade efêmera – Moisés Viana


** Para não perder tempo com debates – Paulo Nassar


** Mídia lê errado números das pesquisas – Antonio Carlos Teixeira


** Protagonismo antidemocrático – Samuel Lima


** TV Globo contesta CartaCapital – Ali Kamel


** Uma escola pouco recomendável – Alberto Dines


** Lula defende a imprensa – Alberto Dines


** As conspirações da História – Carlos Brickmann


** TV Globo: Em defesa da correção profissional – Documento com 172 assinaturas


** A democracia e o discurso dos defensores – Pedro Eduardo Portilho de Nader


** Entre eleitos, 80 parlamentares controlam rádio ou televisão – Alceu Luís Castilho


** O fantasma do paredón – Alberto Dines


** Desvendar a caixa-preta do jornalismo político – Liziane Guazina


** TV Globo, o delegado e outros assuntos capitais – Marcelo Salles


** Imprensa paraense, a militante oculta – Lúcio Flávio Pinto


** A propaganda e o noticiário-propaganda – Rachel Moreno


** Forças ocultas e o poder dos compradores – Matilde Eugenia Schnitman


** O presidente-candidato e a comunicação – Luiz Inácio Lula da Silva


** O debate que a imprensa não faz – Alberto Dines


** O debate antes da faxina – Alberto Dines


** Os inimigos da imprensa – Carlos Brickmann


** Ecos do último debate – Urariano Mota


** Houve progressos na cobertura das eleições – Ricardo A. Setti


** Novas cantilenas sobre a mídia – Alberto Dines


** A mídia está em discussão – Venício A. de Lima


** Sobre laranjas, dentadas e o futuro – Luciano Martins Costa


** Cobertura eleitoral e democratização da mídia – Mário Augusto Jakobskind


** A política despolitizada da mídia – Valério Cruz Brittos e Paola Madeira Nazário