Thursday, 14 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1314

Novo ranking, os velhos problemas

Quase dois anos e mais de 15 mil denúncias populares depois, a campanha ‘Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania’ divulga seu sétimo ranking da programação-baixaria da TV brasileira. Criada pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, a campanha tem como objetivo a melhoria da qualidade da programação televisiva no Brasil.

Coordenador do projeto, o deputado Orlando Fantazzini (PT-SP) está satisfeito com os resultados obtidos até agora. ‘O balanço que fazemos é ótimo. Em apenas dois anos conseguimos diversas vitórias, entre elas a alteração do conteúdo de certos programas e a redução do tempo de duração de outros; alguns correm até o risco de sair do ar. Além disso, alguns anunciantes deixaram de patrocinar programas considerados de baixo nível’, diz.

De volta ao topo

O ranking, montado a partir das críticas e denúncias feitas pelos próprios telespectadores e analisadas por uma comissão, reúne os dez programas de TV que mais desrespeitam os direitos dos cidadãos. Qualquer pessoa que queira elogiar ou reclamar de algum programa pode fazê-lo pelo número de telefone gratuito 0800-619619, pelo e-mail (eticanatv@camara.gov.br) ou por um formulário no sítio da campanha na internet (www.eticanatv.org.br).

A surpresa nesta sétima atualização foi a volta do programa Tardes Quentes, apresentado por João Kleber na Rede TV!, ao primeiro lugar do ranking. Foi este mesmo programa que liderou a primeira lista, dois anos atrás. Esta é a terceira vez que João Kleber é ‘premiado’ pelas reclamações do público. ‘É lamentável. Ainda mais depois de o próprio apresentador ter firmado compromissos com a campanha de que seu programa passaria por várias reformulações, o que não aconteceu’, diz Fantazzini.

A sistematização das informações foi feita com base em denúncias recebidas no período de 7/5 a 11/10/04. Ao todo, a campanha acolheu 500 denúncias, 374 das quais fundamentadas e, destas, 248 referentes aos dez programas mais citados. Esta é a lista:

1. Tardes Quentes (Rede TV!) – recebeu 85 denúncias por apelo sexual, incitação à violência e horário impróprio.

2. Celebridade (Rede Globo) – recebeu 34 denúncias por apelo sexual, incitação à violência e horário impróprio.

3. Ratinho (SBT) – 32 denúncias por apelo sexual, ridicularização da pessoa humana e horário impróprio.

4. Senhora do Destino (Rede Globo) – 23 denúncias por incitação à violência, ridicularização da pessoa humana e horário impróprio.

5. Pânico na TV (Rede TV!) – 21 denúncias por apelo sexual, ridicularização da pessoa humana e horário impróprio.

6. Da Cor do Pecado (Rede Globo) – 19 denúncias por apelo sexual.

7. Cidade Alerta (Rede Record) – 9 denúncias por incitação à violência, exploração do ser humano e horário impróprio.

8. Casos de Família (SBT) – 9 denúncias por horário impróprio e ridicularização da pessoa humana.

9. Casa dos Artistas (SBT) – 8 denúncias por ridicularização da pessoa humana e horário impróprio.

10. Brasil Urgente (Bandeirantes) – 8 denúncias por horário impróprio, ridicularização da pessoa humana e incitação à violência.

O ranking completo pode ser encontrado no sítio (www.eticanatv.org.br).