Uma novidade pouco usual está chegando ao cardápio do café da manhã norte-americano. Após variações como omelete, ovos mexidos e ovos com bacon, agora a nova moda será ovos com a logomarca da rede CBS.
A ação de marketing visa promover a nova temporada da programação noturna da rede, que estréia em setembro, por meio de uma técnica nada convencional. Serão pelo menos 35 milhões de ovos que chegarão aos supermercados em setembro e outubro ostentando não só o famoso olho da CBS, mas também logomarcas de programas e slogans infames que fazem alusão tanto à temática das atrações exibidas quanto à natureza da promoção. Alguns destes slogans:
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‘CSI: Quebre a casca deste caso na CBS’;** ‘The Amazing Race: Mexa para vencer na CBS’;
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‘Shark: Drama bem cozido’.Outros são referentes à programação de cada dia da semana e incluem citações que perdem um pouco do sentido na tradução para o português: ‘Lado engraçado para cima’ e ‘Deixe as gemas para nós’, entre outros.
‘Você olha enquanto usa’
A justificativa para esta forma inusitada de propaganda parte do princípio de que as páginas de revistas e jornais já estavam lotadas de anúncios de redes de televisão, e a rede CBS quis adotar uma abordagem que fosse nova e divertida.
‘Nós procuramos todos os trocadilhos infelizes sobre cascas, cozimento e fritura. É uma bela maneira de atingir o público de maneira inesperada’, explicou o presidente da divisão de marketing da CBS, George Schweitzer, em entrevista ao jornal The New York Times. O executivo salientou que a técnica intrometida de fazer o anúncio chegar literalmente ao prato do café da manhã do público americano tem amplo índice de assimilação. ‘Você não tem como evitar [perceber o anúncio].’
O meio que será utilizado para a impressão das imagens nos ovos foi desenvolvido por uma empresa do interior do estado de Illinois. Raios laser atingirão a casca dos ovos, deixando a imagem impressa como uma espécie de tatuagem, sem quaisquer riscos de quebrar ou enfraquecer a casca, já que a penetração do laser equivale a somente 5% da densidade superficial. A escolha desse método se deu pelo fato de não haver perda na qualidade no produto final.
‘Tinta é a base de álcool, podendo ser apagada. E tinta borra’, argumenta Bradley Parker, presidente da empresa Eggfusion, que desenvolveu a tecnologia. A aplicação vai acontecer após o processo de lavagem e seleção dos ovos – a impressão vai ser o último procedimento antes de os ovos serem embalados e distribuídos. O custo das impressões será dividido entre a empresa Radlo – que irá fornecer os ovos – e a rede de supermercados A&P, que irá distribuí-los. A empresa supermercadista participará ainda com uma parte do investimento na ação.
Para Bradley Parker, o ineditismo da iniciativa tende a causar impacto. ‘É diferente de todos os meios de propaganda no mundo porque você olha para o meio enquanto o usa.’ O mesmo otimismo é compartilhado pela CBS e pela intuição do executivo George Schweitzer: ‘Você conhece as boas idéias quando as vê’.
Números de audiência
Ovos a parte, a rede CBS divulgou também as mudanças que irão acontecer no telejornal CBS Evening News a partir de 5 de setembro, quando a nova contratada Katie Couric assume a chefia e apresentação do informativo. As novidades foram anunciadas na turnê de imprensa de verão da Associação dos Críticos de Televisão dos Estados Unidos, em Pasadena, no domingo (16/7).
Em geral, as alterações visam introduzir o telejornal a uma nova fase, mas sem apagar atributos que o caracterizam diante do público. ‘Nós estamos falando sobre como o noticiário pode parecer diferente e ter uma sensação diferente, mas sem afastar os telespectadores centrais’, disse Couric na conferência. A mesma linha de raciocínio foi mantida pelo presidente da divisão de jornalismo Sean McManus. O telejornal terá novo cenário, tema musical e vinhetas, mas sem exagerar no fator inovação. ‘A nova estética não será violentamente moderna. Será atualizada e muito mais contemporânea’, disse McManus.
Além da mudança no visual, os telespectadores do CBS Evening News terão o conteúdo do telejornal disponível em outras plataformas. A lista de novidades inclui:
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A transmissão simultânea diária da ‘matéria de capa’ do telejornal pela rede CBS de rádio, que é composta por mais de 500 emissoras nos Estados Unidos;**
Entrevistas gravadas por Katie Couric ou outros correspondentes do telejornal com exclusividade para o sítio CBSNews.com. O material terá cerca de quatro minutos de duração e também será ofertado para a rede de rádio;**
Uma prévia das pautas que estarão no espelho do telejornal, exclusivamente para a CBSNews.com, bem como para clientes da companhia de telefonia celular Verizon VCast. Uma versão exclusiva para internet do CBS Evening News também estará disponível no sítio da rede;**
Um blog que será atualizado ao longo do dia por Katie Couric e outros jornalistas contendo imagens em vídeo.**
O programete Katie Couric Reports, uma análise de um minuto sobre a notícia mais importante do dia. Estará disponível via rádio, internet e telefonia celular.**
A apresentação do informativo CBS Radio News por Katie Couric diariamente, às 17h.Em termos de audiência, na semana do dia 16 a CBS teve cinco programas entre os dez mais vistos da televisão americana. Os dados do Instituto Nielsen apontam que o mais bem colocado foi o policial CSI: Miami, que ficou em segundo lugar, marcando 7,3 pontos, 12% de participação e atingiu cerca de 7,9 milhões de telespectadores. Em terceiro, CSI, com 7,6 milhões de telespectadores estimados. Ainda na lista, Without a Trace em sexto (7,1 milhões), CSI: New York em sétimo (7 milhões) e Two And a Half Men em oitavo (6,9 milhões).
Na média da semana, a CBS foi a rede mais assistida do horário nobre com 4,7 pontos e 9% de participação. Na média geral da temporada, até o momento a rede também é a mais assistida na faixa noturna – com 7,6 pontos e 13%.
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Jornalista