É guerra! Declarada! Senor Abravanel resolveu retrucar o ataque de sua
ex-emissora, a Rede Record, da qual foi proprietário até 1991. Depois da
escandalosa contratação de Augusto Liberato pela emissora concorrente,
trombeteada aos quatro ventos, o patrão resolve contra-atacar. Se já não fora
muito retirar Eliana e aí com ela, além de uma boa audiência dominical, segundo
lugar isolado há meses até a volta do patrão com o não muito
reformulado Programa Sílvio Santos. As forcas do complexo Anhanguera
surpreenderam esta semana com um novo ataque.
Recentemente, Sílvio Santos levou para o SBT Roberto Justus e Eliana, além de
Paulo Franco, diretor de programação da Record e um dos responsáveis pela nova
cara do canal. Agora chegou a vez de um ícone da nova fase da emissora migrar de
canal. Tiago Santiago, ex-Globo, agora ex-Record, era autor um funcionário que
recebia em sua antiga casa patronal R$ 60 mil fixos mensais, mais R$ 25 mil como
consultor de teledramaturgia. Além disso, recebia bônus por pontos no Ibope que
chegaram a lhe render, nos melhores meses, R$ 200 mil. Já o SBT, lhe ofereceu
ganhos mensais em torno de R$ 1 milhão.
A guerra entre as duas emissoras pelo segundo lugar tem no último mês
inflacionado o mercado de elite de profissionais de TV no país. Gugu passou de
500 mil para 3 milhões, Justus e Eliana, de 150 para 600 mil e assim se vai
aumentando as cifras da mídia brasileira a palo largo. Santiago fechou um
contrato de quatro anos com o SBT nessa sexta-feira (13/7), na casa de Sílvio.
‘Senti que minha consultoria e meu trabalho de autor ficaram bastante
desprestigiados. Mudaram meu horário e deram uma divulgação enorme para A
Fazenda. O orçamento de elenco caiu pela metade em Promessas.
Economizaram até nos cenários’, disse à coluna Outro Canal, do UOL.
Elenco de ex-atores globais
A ida do autor que fora responsável por três das cinco maiores audiências em
novelas da emissora é um tremendo golpe de mestre, em sentido estratégico. Mesmo
que a terceira temporada de Os Mutantes e Promessas de Amor tenha
ficada apenas na promessa de um grand finale para a trilogia, todavia as
duas primeiras temporadas tiveram grandes índices e ainda fizeram história como
a primeira trilogia em formato de novela do país.
Críticas à parte o estilo didático de Santiago, o mesmo que serviu para a
formação de um público cativo a novelas da Record, considero que o autor tem,
sim, seus méritos. O enfoque humanístico ou humanista, às vezes cansativo em
suas tramas, faz um grande diferencial estilístico em seu trabalho. Como quando
a personagem Berenice, de Prova de Amor, vítima de TOC (Transtorno
Obsessivo Compulsivo), sendo a irmã da protagonista acabo por fazer um marco
demonstrativo de como um transtorno psicológico pode alterar a rotina de vida de
um ser humano.
Nessa guerrilha de bastidores, outras peças podem estar por girar no
tabuleiro. Bianca Rinaldi, atriz que teve pleno destaque em todas as tramas do
escritor, deve ser escalada para próxima novela da Record. Especula-se que a
atriz pode ser convidada para o casting do SBT, mas o autor Marcílio
Moraes, responsável pela novela que substituirá Poder Paralelo, já
desenvolve uma personagem especialmente para Bianca Rinaldi na trama.
Tiago foi o maior se não um dos maiores responsáveis pela retirada de ícones
da Rede Globo com intuito de construir uma imagem ilusória de que suas novelas
se passavam na emissora carioca. Com um elenco basicamente de ex-atores globais,
o comentário das pessoas sempre fora: ‘Pensava que esta novela era da Globo.’
Estratégia também usada pela carioca na década de 60 e 70, com atores das TVs
Tupi e Excelsior. Se dessa vez seu Sílvio levar a sério a história de fazer
história na TV, podemos ter mais um boom inflacionário no alto escalão de
actores das grandes redes, como dizem nossos irmãos lusitanos.
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Ator, diretor teatral, cantor, escritor e jornalista