Sunday, 17 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1314

Telejornal cresce no Ibope

A repaginada operada no Jornal Nacional desde 27 de abril tem feito bem à audiência do noticiário na Grande São Paulo. Ao compararmos o período de 27/4 a 23/5 deste ano com o trecho de 28/4 a 24/5 do ano passado, temos um crescimento de 7% (de 23,7 para 25,4 pontos). Nesse contexto, convém considerar a alta temperatura do noticiário em 2014, calendário de Copa e eleições, e a concorrência que o JN passou a enfrentar este ano – a começar pela troca do Jornal da Record pela novela Dez Mandamentos, que acrescentou 35% de audiência à TV de Edir Macedo (de 8,3 a 11,2 pontos). A Band, com sua novelinha turca, foi de 1,5 para 2,8, e os Outros Canais, nicho que inclui TV paga, subiu 20% – de 11,8 para 14 pontos. O total de TVs ligadas também cresceu, de 62 para 67 pontos porcentuais.

O novo formato do Jornal Nacional motivou os apresentadores a finalmente se levantarem da cadeira para impressionar o público com uma ótima interação com quem se reporta a eles de fora dos estúdios, por meio de um novo telão instalado ao lado da bancada. A bela Maju, moça do tempo que entra diretamente de São Paulo e bate bola com William Bonner e Renata Vasconcelos com uma descontração nunca antes vista no JN, é outro ganho desse formato. O noticiário agora tem mais público em níveis porcentuais e absolutos, mas, até pelo crescimento da concorrência, perdeu participação no total de ligados, respondendo por 37,8% das TVs ligadas no horário, ante 38,1% em 2014.

A coluna tentou ouvir Bonner sobre essa nova etapa do noticiário, mas ele não quis se pronunciar.

Entrelinhas

Ainda a propósito de Jornal Nacional, a edição de anteontem [segunda, 25/5], quando Luciano Huck e Angélica falaram ao vivo sobre o acidente que sofreram, marcou 26 pontos de audiência e deu à Globo 40% de participação entre o total de televisores ligados em São Paulo.

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Cristina Padiglione, do Estado de S.Paulo