Tive a oportunidade de assistir a uma peça teatral encenada por funcionários da TVC, a nossa TV Educativa, que há 30 anos promove no estado do Ceará a expressão da cultura, da arte, da educação e do povo de nossa terra. O espetáculo denominado Intenções trazia como principal mensagem a importância da Televisão Educativa, a construção gerada pelas imagens da TV e sua importância para nosso povo. Fiquei tocado com a sensibilidade dos funcionários da televisão, tão esquecida pelos governos, mas tão valorizada por nossa gente. Ela sabe da importância dos 30 anos que embalaram e educaram gerações nas imagens de suas telenovelas educativas, de seus módulos de ensino, hoje tão criticado, mas de importância vital para o povo que precisa de educação, no litoral, nas serras e no sertão cearense.
Como cidadão que acredita no que é nosso, aproveito para solicitar às autoridades que promovam uma reforma na TVC, que oportunize a divulgação maior de seu valor para o povo, que faça com que sua imagem seja mais bem-aproveitada por uma população que muitas vezes não tem chance de conhecer sua cultura, de acreditar na sua força e coragem e de valorizar os símbolos vivos da pujança e coragem do cearense.
Os 30 anos da TVC trazem a todos nós a certeza de que mesmo com todas as adversidades ainda temos gente de fibra que acredita no fazer e no construir como missão. A TVC é um patrimônio vivo do povo cearense, que teve e tem papel fundamental na valorização de nossa cultura e na construção intelectual de muitos cearenses que hoje ocupam lugar de destaque no cenário político, cultural e social de nossa terra. Muitos são os que hoje são – jornalistas, professores, médicos, advogados, que fazem parte dos diversos setores da sociedade cearense – porque foram telealunos.
Devemos, sim, questionar o telensino, mas não podemos desrespeitar seu papel na formação educativa dos que outrora crianças já desfrutaram de um processo educacional que gerou gente de sucesso na sociedade. A peça Intenções tem valor, pois sai de dentro de uma rede de televisão – injustamente esquecida pelos que passaram e que estão no poder – que tem contribuições inestimáveis para a valorização do que é do povo cearense.
******
Professor