“'Não pensávamos em negócio, mas em internet como uma forma de comunicação global.' (Jerry Yang, cofundador do Yahoo!)
Desde o dia 20 de setembro, o internauta só acessa O POVO Digital – o aplicativo no portal que simula a edição impressa do jornal –, mediante cadastramento. Em um momento oportuno, abordarei a política do jornal de estabelecer condições para uso dos conteúdos. Por ora, vale registrar algumas queixas de leitores/internautas, dando conta de problemas no próprio acesso. Antes de entrarem em vigor, publicamente, as atuais alterações passaram por testes e ajustes internos. Mas, conforme reclamações de usuários, não foram o suficiente. O seguinte e-mail ilustra a situação:
'Já me queixei uma vez sobre o novo formato d’ O POVO digital. Pensei que fosse falta de hábito, mas não é. Ouço, também, reclamações de leitores de modo geral. Não sei se as criticas chegam a você ou a outro canal da empresa. Mas pelo visto, o formato será mantido. Agora, pra irritar mais, toda vez que se clica para tentar abrir o jornal, aparece o pedido para se cadastrar. Já me cadastrei umas três vezes. É um saco'. A internauta completa o desabafo relatando que, não raramente, clica em uma página e outra é que abre. 'Será que, pelo menos, essa história do cadastro poderá ser revista?', pergunta.
Minhas observações
Uso O POVO Digital com frequência. Nos últimos dias, mais ainda, em busca de subsídios para esta coluna. Nas vezes em que quis acessar o aplicativo, não me deparei com as barreiras relatadas pela leitora. Mas acrescentaria outras. Na parte de navegação, forneci os dados de acesso (e-mail e senha) e a edição do jornal não abriu. Ficou 'carregando' infinitamente. Só consegui entrar quando fechei tudo e comecei de novo. O problema aconteceu uma vez nos últimos dias. Meu equipamento é um computador portátil, conectado a uma rede de internet fornecida pela empresa.
Já sobre o conteúdo, percebo três restrições: o pequeno campo visual para leitura, por causa do cabeçalho e do rodapé, que tomam muito espaço da tela; os ícones de interatividade, que poluem e cobrem um pedaço da já diminuta área. Não adianta arrastar a página. Sempre volta. E o mais grave: quem precisar pesquisar 'edições anteriores' do octogenário jornal terá de se contentar com buscas retroativas até o mês de agosto de 2013.
Acessibilidade virtual
O último ponto foi relatado pelo estudante Carlos Viana. Cego, ele é bolsista de Acessibilidade Virtual no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Por telefone, Carlos diz que vem encontrando incompatibilidades entre o aplicativo do O POVO Digital e programas sintetizadores de voz disponíveis para deficientes visuais. Ele cita os softwares NDA, Jawf e Virtual Vision.
O que diz o portal
A pedido do ombudsman, a editora-executiva do portal O POVO Online, jornalista Juliana Matos Brito, enviou o seguinte retorno: 'Os problemas relatados pelos leitores foram resolvidos pela equipe de desenvolvimento do portal. Muitas vezes, os técnicos entravam em contato com o leitor para entender melhor o que estava acontecendo. Em alguns momentos, o erro havia acontecido na hora do cadastro, o que foi resolvido em relação a todos os leitores que entraram em contato via Você Faz O POVO. O programador pede que se houver qualquer problema, o leitor entre em contato pelo email flip@opovodigital.com, que a equipe irá identificar o problema para resolvê-lo ou ajudar o leitor a se cadastrar no O POVO Digital'.
Segue a editora: 'Em relação ao clique de uma página abrir outra página, o programador Ubergue Andrade disse nunca ter recebido tal demanda e iria checar para ver se encontrava algum problema desse tipo. Sobre a acessibilidade, foi informado de que será avaliada a possibilidade de ser implementada uma solução nesse sentido'.
FOMOS BEM
TROCA-TROCA partidário. Intensa semana política foi bem retratada pelo jornal.
FOMOS MAL
ABASTECIMENTO D´ÁGUA NA RMF. Tivemos problemas de forma e de conteúdo.”