Saturday, 23 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

A boa fase dos Cavaliers

O ombudsman do Washington Post [10/10/04] tem recebido queixas de leitores que alegam que o diário não cobre adequadamente o time de futebol americano da Universidade de Virgínia, o Cavaliers, invicto nas quatro primeiras partidas da atual temporada e classificado em 10o lugar num ranking nacional montado pela Associated Press. De fato, os Terrapins, da Universidade de Maryland, e os Hokies, da Virginia Tech, ganham destaque com mais freqüência no caderno de esportes. A Universidade da Virginia fica a cerca de 200 quilômetros de Washington, diferentemente da Universidade de Maryland, que fica próxima à capital e claramente é tida pela população como local. Virginia Tech, no entanto, fica a quase 500 quilômetros da cidade.

O fato é que no estado da Virginia há mais de 300 mil leitores do Post que também precisam ser contemplados pelo jornal. ‘Os resultados devem ditar sua cobertura, não pesquisas velhas de leitorado’, reclama um leitor. Perguntado sobre a presença da Universidade de Virginia no noticiário, o editor de esportes do Post, Emilio Garcia-Ruiz, respondeu que estudos feitos com o público nos últimos dois anos mostram que o interesse pelos Terrapins é aproximadamente o dobro que pelos Cavaliers. ‘Na verdade, para os leitores, o futebol e o basquete de Maryland são os dois assuntos mais importantes depois dos Redskins (time de futebol americano profissional de Washington)’, concluiu, acrescentando que essa universidade tem tido um bom desempenho em ambos os esportes e tem um estádio novo, enquanto a Universidade da Virginia, apesar de fazer uma campanha respeitável no futebol, tem tropeçado no basquete. Outro problema seria que essa instituição teria uma política das mais restritivas com relação à imprensa, o que dificulta que sejam feitas matérias em dias sem jogos – que são as mais interessantes.

Getler escreve que, como leitor do caderno esportivo, não tem a impressão de que os Cavaliers tenham recebido tão pouco espaço no jornal, apesar de raramente ganhar chamada de capa. Maryland claramente atrai mais interesse, mas os Cavaliers, no momento, estão numa fase melhor. Enfim, não deve ser tão difícil para o jornal manter as notícias prioritárias para o público em geral e dar um pouco mais de destaque à Universidade de Virginia para agradar seus muitos torcedores.