Saturday, 30 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1316

Aposta na previsão do tempo

A maior parte das previsões meteorológicas oferece um índice de qualidade do ar – mas um de qualidade do cabelo, para avaliar como a temperatura e a umidade afetarão as madeixas, somente no Washington Post. Há uma geração, a página de previsão do tempo exibia apenas projeções de temperatura e precipitação. Mesmo maior, a atual página impressa da previsão não sofreu grandes alterações. A grande mudança ocorreu, ao longo dos anos, na internet, onde hoje há uma variedade imensa de informações sobre o tempo, comenta o ombudsman do Post, Andrew Alexander.

Em seu site, o jornal fornece previsões por hora, dia e semana, com base no código postal. Há, ainda, um alerta para quando as condições do tempo estiverem favoráveis a pegar uma gripe. Além disso, há um mapa dos EUA com as estações de esqui, se estão abertas, a profundidade da neve e quando ela caiu pela última vez. Ainda há piadas e comentários divertidos. O leitor pode optar também por receber as atualizações em seu perfil no Facebook ou no Twitter.

A cobertura expandida é uma tentativa de atrair audiência. Por décadas, as emissoras de TV cultivaram um público leal com as previsões do tempo. E quanto mais público, mais anunciantes. Agora, o Post e seus rivais tentam fazer o mesmo, só que digitalmente.

Expansão

O grupo Capital Weather Gang, formado por meteorologistas profissionais e amadores, tinha seu site próprio, afiliado ao Post desde 2008. Seu meteorologista chefe, Jason Samenow, foi contratado recentemente pelo jornal como editor do tempo. Dois outros profissionais do grupo agora trabalham sob contrato com o Post e Samenow tem um orçamento para pagar outros colaboradores.

Raju Narisetti, editor de conteúdo digital, não dá detalhes, mas diz que o crescimento da audiência do site ao longo do último ano foi grande. Como a audiência das emissoras locais, o tráfego online tem seu pico durante condições climáticas severas, quando visitantes tendem a desenvolver uma lealdade maior ao site. Durante as tempestades de neve nos EUA, em fevereiro passado, o número de page views do site de previsão do tempo do Post aumentou 1736%, comparado ao ano anterior. ‘O tempo é um tema crucial para nossa audiência em termos de engajamento multimídia’, diz Narisetti.

O Post tem planos de expandir a cobertura da previsão do tempo para aparelhos móveis no próximo ano, afirma David Marino-Nachison, editor online que trabalha com o grupo Capital Weather Gang. Samenow também está desenvolvendo um projeto com chats de vídeo.