Monday, 20 de January de 2025 ISSN 1519-7670 - Ano 25 - nº 1321

Crítica interna

08/09/06

Folha não tem manchete. O destaque está para as duas fotos do alto que mostram Lula durante o desfile de 7 de Setembro em Brasília (‘Ordem…’) e a manifestação do Grito dos Excluídos organizada pela Igreja Católica (‘… E protesto’).

O ‘Estado’ destaca a carta de Fernando Henrique Cardoso ao PSDB: ‘FHC ataca ´podridão´ de Lula e faz autocrítica’. O jornal também é crítico em relação ao candidato Lula na segunda manchete: ‘Promessas do PT não estão no orçamento’.

No ‘Globo’, o assunto mais importante é local: ‘Alta velocidade é o maior abuso no trânsito do Rio’.

Eleições 2006

A reportagem ‘Igreja Católica faz campanha e pede voto para candidatos contrários ao aborto’ (pág. A7) deveria vir seguida das posições dos principais candidatos em relação ao aborto, e não apenas de um dos partidos que disputa a Presidência (‘PT quer resgatar debate sobre a descriminalização do aborto’).

O candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, esteve numa favela do Rio onde lançou seu programa para a área de educação. O jornal produziu duas reportagens corretas: em uma apresenta o resumo do programa eleitoral (rara oportunidade para se discutir o conteúdo das propostas eleitorais e sua viabilidade) e na outra, um relato das cenas e incidentes que marcaram a visita. Na Edição Nacional, o jornal editou o lançamento do programa (‘Alckmin lança programa sobre educação’, pág. A8) com mais destaque do que a crônica da visita (‘Tucano vai a favela, mas evita área mais pobre’). O que me pareceu correto.

Já na Edição SP, em que o jornal teve de alterar a página para noticiar a carta de Fernando Henrique Cardoso ao PSDB (‘FHC afirma que PSDB errou com Azeredo’), o jornal fez uma inversão que desvalorizou a discussão programática. A visita à favela passou a ser o assunto principal, mantido acertadamente o teor crítico (‘Alckmin evita ir a área destruída de favela’), mas o lançamento do programa virou um texto menor e sem destaque (‘Tucano evita ir a área destruída de favela’).

Acho que o jornal deveria buscar uma forma de destacar as reportagens sobre programas (com análises críticas sempre que possível) sem prejuízo do olhar crítico que deve acompanhar a movimentação dos candidatos. É muito comum a gente cair na tentação de dar mais destaque para o incidental, embora neste caso, em que fica clara a recusa do candidato em visitar a área mais abandonada da favela, o relato da visita fosse muito importante.

De qualquer forma, a cobertura ficou muito melhor do que a do ‘Estado’, que não noticia o lançamento do programa nem a pressão frustrada dos moradores para que Alckmin visitasse os ‘fundos’ da favela.

O jornal entrou atrasado na divisão interna da candidatura da senadora Heloísa Helena (‘Divergência entre PSOL e PSTU atrasa programa de Heloísa’, pág. A8) e sacrifica a reportagem na Edição SP. A crise merecia maior destaque.

Há uma tendência na imprensa de supervalorizar a força eleitoral dos líderes religiosos. Uma informação interessante na reportagem de hoje ‘Corrente da Assembléia de Deus pedirá votos para Lula’ (pág. A7) poderia ter sido o desempenho do pastor Manoel Ferreira, principal líder da convenção que apoiará Lula, nas últimas eleições. Ele foi bem de voto quando ele próprio era candidato?

Recessão

A entrevista ‘Especialista vê EUA à beira da recessão’ (pág. B3 de ‘Dinheiro’) informa que ‘o professor da New York University [Nouriel Roubini] esteve no Brasil recentemente e participou de uma reunião na Casa das Garças’. Quando foi isso? O que é Casa das Garças? Onde fica?

G-20

O ‘Estado’ traz hoje um noticiário mais alentado a respeito da reunião do G-20 do que a nota de ontem da Folha. As reportagens do ‘Estado’ – ‘Estados Unidos e Europa ameaçam frustrar negociações do G-20’, ‘China, Índia e Brasil pedem negociação já’ e ‘Estamos esperando a oferta dos países ricos’ – vieram de Genebra e Nova Délhi. A reunião começa amanhã no Rio.

Feriado

O ‘Estado’ esteve atento às conseqüências da crise da Varig nos deslocamentos dos que procuraram aproveitar o feriado nacional de ontem para viajar – ‘Baixa oferta lota vôos no feriado’. É uma informação que interessa ao leitor da Folha.

Acabamento

Problema de acabamento no crédito da foto da página D4 da Edição Nacional de ‘Esporte’.”