Tuesday, 26 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Cobertura da convenção republicana ganhou mais espaço

Você poderá se surpreender com algumas estatísticas que o ombudsman do Washington Post, Patrick Pexton, e sua assistente, Alison Coglianese, levantaram ao examinarem a cobertura feita pelo Post das convenções do Partido Republicano e do Partido Democrata. Os dois contaram todas as matérias, colunas, editoriais, gráficos e fotos de todas as edições impressas, comenta Pexton, em sua coluna [15/9/12].

Ambas as convenções, como se sabe, acabaram durando três dias; o Partido Republicano teve que cancelar o primeiro de seus quatro dias programados devido à ameaça do furacão Isaac e os democratas planejaram só três dias. E no Post, que leitores conservadores dizem todos os dias ao ombudsman que está “até o pescoço” com Barack Obama, adivinhe quem ganhou?

Os democratas, por bem pouco, e só numa categoria. O Post publicou 50 matérias sobre a convenção democrata, começando uma previsão, no domingo (2/9), e continuando até 8/9. Publicou 49 matérias sobre os republicanos – apenas uma a menos –, do suplemento (26/8) até 1/9. Na maioria das outras categorias – colunas de opinião, editoriais, gráficos e fotos –, os republicanos ganharam maior cobertura com margens consideráveis. Foram escritas 37 colunas sobre os republicanos; 35 sobre os democratas. Nove editoriais foram escritos sobre os republicanos e quatro sobre os democratas. Nos infográficos, os republicanos tiveram 15 e os democratas, 13. Em fotos, o número foi incontestável – foram publicadas 131 de republicanos e 119 de democratas.

Mitt Romney apareceu em 22 fotos

Quanto espaço foi dedicado a cada convenção? Essa avaliação é mais difícil porque durante a semana do Partido Democrata, na primeira noite da convenção, o Post teve seu enorme problema com o computador, temada coluna anterior do ombudsman. Isso levou a que algumas matérias não fossem publicadas na quarta-feira – algumas foram reimpressas na quinta – e, portanto, os leitores poderiam pensar que o número de páginas dedicadas aos democratas seria maior.

Mas isso não é verdade. Na semana da convenção republicana, eles tiveram 35 páginas inteiras – isto é, páginas sem anúncios, mas apenas a cobertura da convenção – e 32 páginas parciais (incluindo as páginas de opinião e do editorial), num total de 67 páginas. Os democratas tiveram 31 páginas inteiras e algumas mais parciais, num total de 68 páginas publicadas. Em matéria de medida por coluna, o número entre republicanos e democratas foi praticamente o mesmo.

Em relação a fotos, a maioria delas foi otimista, atraente e elogiosa em relação aos candidatos à presidência e vice-presidência. As fotografias tiradas do alto representam a maior categoria – fotos do palco, dos delegados, de chapéus e cartazes engraçados, de manifestantes, de balões e cor. O Post publicou mais destas fotos dos republicanos que dos democratas, 42 a 31. Mitt Romney apareceu em 22 fotos, 12 delas só dele. Teve três com sua mulher, Ann, uma com seus netos, três com o candidato a vice, Paul Ryan, e uma com a ex-secretária de Estado Condoleezza Rice.

Inovações imparciais

O Post publicou mais uma foto de Obama que de Romney – 23, das quais 14 dele sozinho, duas delas sorrindo. Em todas as outras estava sério. Houve apenas uma foto de Obama e da primeira-dama como casal, e mais duas de ambos com suas filhas Sasha e Malia.

Interessante notar que uma única foto do vice-presidente Biden foi publicada ao longo da semana, enquanto o candidato a vice de Romney estava por todo o jornal. Dezessete fotos de Ryan foram publicadas, dez das quais, sozinho, e as outras sete, acompanhado. Michelle Obama levou uma ligeira vantagem sobre Ann Romney em fotografias. Ela apareceu em nove fotos, seis das quais, sozinha, e três com seu marido e filhas. Ann apareceu em oito fotos, uma única sozinha e nas outras com o marido e filhos.

No que se refere aos democratas, o grande vencedor nas fotos depois dos Obama foi, sem surpresa alguma, o ex-presidente Bill Clinton, que apareceu em 13 fotos – em seis delas, sozinho, numa com sua filha Chelsea e em seis com o presidente Obama. A secretária de Estado Hillary Clinton, que estava viajando por conta do Departamento de Estado, apareceu em uma única foto na cobertura da convenção.

Na edição online, a cobertura do Post foi ainda mais volumosa – 125 vídeos foram produzidos durante as semanas das duas convenções. Não posso enumerar aqui todas as inovações adotadas por uma questão de espaço, mas foram inúmeras e imparciais para com democratas e republicanos. Considerado o resultado, o Post foi bem na cobertura das convenções.