Friday, 15 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1314

Facebook testa anúncios direcionados


O Estado de S. Paulo, 7/4


San Jose Mercury News


Facebook testa anúncios direcionados


O Facebook está testando um novo sistema que direciona anúncios instantaneamente com base no conteúdo das postagens no mural de um usuário e das atualizações do seu status. A rede social se junta a uma crescente lista de empresas da internet que fazem parceria com os anunciantes para comercializar produtos relacionados aos interesses de uma pessoa ou suas atividades na internet num determinado momento.


Durante algum tempo, o Facebook usou o conteúdo das atualizações do status e das postagens no mural de seus usuários para direcionar anúncios, mas neste teste é a primeira vez em que a rede social dispõe da capacidade de selecionar anúncios quase instantaneamente, com base no conteúdo que os usuários estiverem compartilhando.


O serviço é um exemplo de novas tecnologias que cada vez mais permitem aos anunciantes adaptar os anúncios com base naquilo que o usuário esteja fazendo na rede no momento.


Um exemplo: um usuário do Facebook respondendo a postagens no mural de um amigo sobre a equipe de basquete masculino Huskies, da Universidade de Connecticut, e o campeonato universitário da NCAA na semana passada começou a ver anúncios de artigos esportivos da UConn e também da empresa de viagens patrocinadora do time de basquete da Universidade de Kentucky – adversária dos Huskies nas semifinais disputadas no último fim de semana.


Uma porta-voz do Facebook admitiu que a rede social de Palo Alto, Califórnia, está testando uma tecnologia de publicidade em tempo real que poderia produzir resultados como esses.


‘Anunciar no Facebook pode ser mais útil para as pessoas porque elas partilham explicitamente seus interesses no site. Usamos essa informação para mostrar aos usuários anúncios que possam lhes interessar’, disse o Facebook.


‘No momento, estamos testando um produto que ajuda a trazer à tona anúncios mais relevantes num curto intervalo com base no conteúdo que os usuários estejam compartilhando em tempo real, como suas atualizações de status ou as páginas que eles ‘curtem’.’


A porta-voz do Facebook, Annie Ta, não especificou qual será a duração do teste e nem quando o Facebook pretende adotar a ferramenta para todos os usuários.


Personalização. O Facebook sempre direcionou os anúncios com base nas informações que as pessoas partilham quando se juntam à rede social ou quando atualizam seus perfis, como idade, gênero, o lugar onde moram, a atividade em que trabalham e qual o seu estado civil.


O Facebook já reúne dados a partir das atualizações de status e do conteúdo compartilhado e ‘curtido’ pelos usuários, usando tais informações para direcionar anúncios em visitas posteriores à sua página.


Mas o produto atualmente em fase de testes direciona ativamente os anúncios em tempo real, no momento em que os usuários estão acessando o Facebook e partilhando conteúdo com seus amigos.


Essa capacidade parece ter objetivos semelhantes aos de tecnologias usadas por empresas como Google, Yahoo e Microsoft, que cada vez mais direcionam especificamente a publicidade com base no histórico de buscas de um usuário e no seu perfil no intervalo de milissegundos entre o momento em que o endereço de uma página é digitado e o momento em que seu conteúdo aparece na tela do navegador de internet. / TRADUÇÃO DE AUGUSTO CALIL