‘Como cliente de V. Exas., pois sou assíduo leitor do PÚBLICO, gostaria de propor que esse órgão de informação escrita tivesse um ‘Espaço do Leitor’ no formato de página.
Por hábito, eu e milhares de portugueses somos frequentes ouvintes do ‘Forum da TSF’, espaço onde todos podemos opinar, o que me leva a supor que, para além da valorização comercial do PÚBLICO, esse espaço acrescentaria inúmeros artigos de gente anónima, que, tal como o demonstram no dia-à-dia do ‘Forum da TSF’, têm uma visão diferente daqueles que fazem da opinião um modo de vida, ou daqueles que nunca despem a camisola deste ou daquele partido…
Na minha opinião de leitor, não só o titulo ‘Cartas ao Director’ como o espaço (meia página) constrangem a sua leitura – parece coisa menor.
Sendo óbvio que caberia a V. Exas. seleccionar os artigos e dinamizar esse ‘Espaço do Leitor’, lançando por exemplo temas de discussão, é importante que a imprensa escrita dê aos leitores um espaço condigno, para que seja conhecida muita do opinião anónima, que acredito cheirará menos a mofo que a de muitos políticos.
Com honradas excepções, como a do ilustre Dr. António Barreto, a opinião de muitos fica-se pelo diagnóstico, porque jamais se comprometerão em avançar com propostas de soluções concretas para os temas sobre os quais opinam…
Vários jornais on-line estão a tomar o lugar da imprensa escrita, por isso não percebo por que não existe um ‘Espaço do Leitor’ dinâmico, conjugando o mesmo com o PUBLICO.PT e transformando este não só num espaço de noticias, mas num espaço de debates…
Desculpe estar para aqui a mandar uns ‘bitaites’ sobre matéria em que V. Exas. são doutores, mas penso que, tal como eu, muitos leitores não se identificarão com o estilo de ‘reza’ dos artigos de alguns dos vossos colaboradores…
Francisco José Pineiro Gonçalves’