Saturday, 23 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Manuel Pinto

‘A questão da relação entre o JN e o Futebol Clube do Porto, tema desta coluna no passado dia 13 de Março suscitou correspondência vária da parte de leitores. António Costa, que se assume como benfiquista, considera que a queixa do leitor de Ermesinde, que motivou o escrito, não tem razão de ser, visto que o JN é a ‘voz do FCPorto’ e que o provedor, ‘por estar fora dos futebóis, até nem condena’. Aconselha, por isso, o provedor a que ‘não seja tão ingénuo’.

Outro benfiquista, Amaro Nelson Teixeira, de S. Pedro da Cova, começa por salientar ter ‘uma relação especial’ com este jornal por ter sido com ele que aprendeu a ler. Na sua perspectiva, o mesmo texto do provedor ‘dá uma imagem de estar a gozar com a cara de todos os adeptos do futebol, exceptuando os do FCPorto’. Defendendo a isenção jornalística, diz compreender, embora discordando, que haja jornais alinhados do ponto de vista clubístico, desde que assumam as suas preferências e não tentem ‘atirar areia para os olhos das pessoas’.

Do lado dos portistas, o leitor António Lourenço Silva voltou a escrever uma longa carta em que considera que a sua mensagem anterior não foi entendida. Faz notar que nunca sugeriu que o JN devesse ser um jornal alinhado exclusivamente com o FCP – ‘até porque na cidade existem outros clubes’ – ou pretendeu ‘calar uma voz incómoda’. Reforça a sua ideia é razoável que um jornal defenda os interesses da cidade e da região em que está inserido e não é salutar que haja colunistas que defendam os seus pontos de vista – neste caso: o seu clube – de forma menos educada ou até ofensiva para os apoiantes de outros clubes.

Além das queixas e observações críticas sobre o conteúdo do JN, um frequente motivo de reclamação por parte dos leitores refere-se aos produtos de marketing que o jornal distribui e vende, juntamente com as notícias e a publicidade. Em alguns casos, o problema resolve-se rapidamente. Noutros fica a impressão de que a empresa não tem ainda suficientemente cuidadas as portas para esse tipo de reclamações ou simples pedidos de informação.’