‘A home page do UOL cortou a foto e exagerou no close para explorar negativamente a imagem da governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), durante discussão com manifestantes que pediam pelo impeachment em frente à sua casa, em Porto Alegre, na manhã desta quinta-feira (16).
Segundo informa a reportagem, seis pessoas foram detidas durante o protesto.
Já pela manhã, o ’Álbum do Dia’ trazia a foto em enquadramento mais aberto, talvez seu corte original, com duas outras pessoas em quadro, uma delas uma criança.
Pela tarde, esta foto foi recortada para explorar o close nada favorável à governadora. A foto ficou na área de maior destaque na home page.
Voluntariamente ou não, o corte ‘comenta’ a notícia dando-lhe um viés. Há uma crise grave no Estado e a governadora pode ser afastada.
Não seria estranho se o leitor imaginasse que o UOL está tomando partido.
À noite, a notícia continuou na home page, com menos destaque, e a foto recebeu um terceiro corte.
Falta de comunicação com o público
O leitor Luiz escreveu no dia 9: ‘Gostaria de saber por que o site Mix Brasil está fora do ar ou obter seu novo endereço’. ‘O que aconteceu com o site do Mix Brasil? Todos os acessos a esse site são redirecionados para a home page do UOL. Se é algo relacionado à manutenção do site, acho que alguma mensagem deveria ser disponibilizada. A mesma coisa caso o site tenha sido retirado do UOL. Do jeito que está, parece defeito do UOL ou ataque homofóbico.’, foi a mensagem de Ricardo.
Foram ao todo oito mensagens como estas.
Consultada, a área de parcerias do UOL informa que o site enfrentou instabilidade técnica entre os dias 8 e 14 de julho, de forma irregular, imprevisível. Reconheço que há dificuldade em monitorar um site o tempo todo para abrir e fechar links.
Porém, é necessário estudar uma forma de comunicação com o público para estes casos. Seja através de uma página do tipo ‘serviço em manutenção’ – que o UOL até tem, mas utiliza em raríssimos casos, apenas quando sistemas ou servidores apresentam problemas –, seja através de comunicados em texto, publicados nas áreas noticiosas, com chamadas em páginas em que se suponha que o leitor interessado naquele site possa navegar.
Estas são duas possibilidades bem simples. Mas, claro, podem haver outras. O assunto precisa ser estudado pelas áreas de conteúdo e parcerias e uma solução que tenha em mente o cuidado com o leitor é necessária.
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UOL destaca na home page ‘comunicado oficial’ sobre fim de namoro de ex-BBBs
Com a aposta de jornais, revistas e sites no potencial de audiência das ‘notícias’ sobre celebridades, firmou-se uma indústria volumosa de releases e notas sobre a agenda, feitos e os fatos ‘importantes’ da vida das pessoas que estejam passando por ou tenham tido os seus segundos de fama.
Por ter já atuado na área de entretenimento, ainda recebo e-mails com ‘atualizações’ e notícias. Há um tipo de release que vende a figura do famoso junto ao patrocinador, como por exemplo: ‘Fulano estará hoje no lançamento de tal produto’; ’Beltrano estará presente na abertura do restaurante tal’. Um outro modelo é o que vende apenas a marca do ‘famoso’, mais ‘institucional’, pretendendo que ele não desapareça da mídia, condição para que sua carreira de celebridade não afunde tão já.
Parece ter sido este o caso de uma nota publicada hoje num site parceiro e que ganhou espaço na home page do UOL.
O título da nota: ‘Termina o namoro dos ex-BBBs Max e Francine’
O texto: ‘O namoro entre os dois ex-BBBs Max e Francine chegou ao fim, segundo comunicado oficial da assessoria de Max enviado à imprensa. O namoro dos dois começou durante o confinamento no Big Brother Brasil. A nota foi enviada a pedido do vencedor.’
Qual a relevância do ocorrido para o leitor que não acompanhava o programa, encerrado, diga-se, em abril?
A chamada durou horas. Foi modificado o chapéu. De ‘comunicado oficial’ (acima) para ‘relacionamentos’.
Imagino que a quantidade de cliques possa ser o motivo da sua permanência na home page.
Mas questiono se é justificativa suficiente para topar ser um canal direto de divulgação sem filtro.
A Redação deveria selecionar melhor.
Ainda que o apelo da audiência deva ser considerado, qualidade de conteúdo e boa seleção de assuntos são elementos da marca que o UOL construiu. E é esta marca que deve ser defendida.
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Dicionário Houaiss
Leitores se surpreenderam com a falta do dicionário Houaiss online no UOL. Por vários canais de comunicação, houve reclamações. Os leitores têm razão. É um conteúdo que faz diferença no portal e não houve nenhum aviso sobre a interrupção.
‘Não consegui encontrar o dicionário Houaiss na seção educação do UOL. Essa ferramenta é de fundamental importância para o meu trabalho. Podem me informar se o dicionário vai voltar?’, perguntou Ronia.
‘Há alguma explicação plausível para que o Dicionário Houaiss tenha desaparecido da Biblioteca do UOL? Era o único conteúdo do portal plenamente confiável…’, escreveu Antonio
‘Gostaria de registrar minha decepção com a decisão do UOL de não mais disponibilizar o dicionário Houaiss, para seus assinantes. Não apenas a disponibilização de produtos para compras identifica e distingue um provedor. Sou assinante do UOL há mais de 10 anos e, até hoje, considerava-o diferente, entre outras coisas pelo acesso a certos domínios e serviços. Meu receio é que isto seja um indicativo de outra orientação do provedor, mais comercial que de conteúdo. Junto com meu protesto, o pedido que reconsiderem a decisão, mesmo sem esperança de ser atendida’, escreveu Margarida.
Busquei informações com a área de parcerias do UOL para responder aos leitores.
O dicionário está fora do ar e há negociação em curso para que seja reaberto o acesso ‘o mais rápido possível’.’