‘Na primeira semana da nova home page do UOL, de 15 a 22 de outubro, a ombudsman recebeu 61 mensagens de internautas sobre a mudança do projeto gráfico.
Algumas dessas comunicações abordam vários aspectos, somando 98 comentários. Os pontos mais citados, em ordem:
Críticas:
* 21 consideram ‘confusa’ a nova organização;
* 14 reclamam da nova barra de menu (cor, disposição e tamanho de fonte);
* 11 reclamam do aumento do espaço dedicado à publicidade;
* 7 reclamam de ‘excesso de branco’;
* 5 afirmam enfrentar problemas no carregamento da página;
* 4 reclamam do destaque dado a conteúdos de esporte e entretenimento;
* 3 fazem críticas gerais à reformulação;
* 2 consideram a página ‘feia’;
* 1 reclama da impossibilidade de abrir em novas abas os links da foto rotativa;
* 1 reclama que as novas cores descaracterizam a marca UOL;
Elogios
* 7 elogiam o aspecto de ‘leveza’ do layout da página;
* 7 elogiam a nova organização;
* 6 fiazem elogios gerais à reformulação;
* 3 elogiam a ‘beleza’ da página;
* 1 elogia a redução no espaço dedicado à publicidade;
Sugestões
* 3 sugerem opções para que o usuário configure o layout da página;
* 1 sugere a inclusão de dados nas tabelas de cotações;
* 1 sugere mudança na cor do box de log in do webmail;
***
Webmail (28/10/08)
Quem acessa e-mails de computadores diferentes precisa de bons serviços de web mail. O internauta Valter se enquadra neste perfil.
Valter escreveu para a ombudsman para criticar o web mail do UOL. Ele citou dificuldades com a busca, a paginação e criticou ausência de corretor ou falta de destaque para o recurso:
‘De que adianta ter 5 Gb de espaço se não consigo localizar uma determinada mensagem, seja por assunto ou palavra-chave? Tenho que ficar virando página por página, e quando acho que é a mensagem que procuro, abro mas não é, o sistema me devolve para a primeira página e tenho que recomeçar tudo de novo. Haja paciência. Falta essa conceituada empresa dedicar maior prioridade para este assunto que para muitos é de necessidade. Ah, como pode ver pelos meus erros de gramática, está faltando também um corretor de texto, ou então não sei onde está escondido.’
Consultei o responsável pelo serviço, o gerente geral Ricardo Fotios, sobre as críticas do internauta. Fotios respondeu e deu um panorama das mudanças do serviço, que estão em andamento:
Busca – o novo UOL Mail traz busca de mensagens em todas as pastas. O assinante pode digitar um remetente, um assunto ou data e terá na tela todo o resultado dessas informações.
Classificação das mensagens – A classificação das mensagens por remetente, assunto e data está sendo desenvolvida.
Paginação – Estamos revendo a navegação das páginas do webmail para que ela sempre volte para a ação imediatamente anterior.
Corretor ortográfico – O novo UOL Mail tem corretor ortográfico em português. Basta clicar no ícone com as letras ‘ABC’ (último item) na barra de navegação do editor de mensagens. Em breve, haverá corretor em outros idiomas.
Segundo Fotios, o novo UOL Mail é prioridade para a empresa. ‘Como trata-se de uma mudança que envolve quase 8 milhões de usuários, as melhorias são colocadas em pequenos pacotes, priorizando a segurança das mensagens ali postadas. A cada 15 dias, uma nova versão do web mail entra no ar e sempre traz melhorias ou novidades’.
***
Informações escondidas (27/10/08)
Bom o serviço do site especial da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo que está no ar este ano no UOL.
Listagem dos filmes em ordem alfabética, coleção de notícias, ábuns de fotos, vídeos, endereços dos cinemas, telefones e formas de adquirir ingresso. Todas essas informações estão bem posicionadas na página especial, que traz também um quadro com os recomendados do dia.
O item programação é o mais completo. Por esta aba o internauta pode ver os horários e locais de exibição dos filmes, além de ter acesso aos trailers e reportagens respectivos.
Faltou, porém, neste quadro, dar mais destaque às sinopses. Todos os filmes têm sua descrição, mas diante dos outros sinais gráficos para trailers e notícias, estas ficaram escondidas.
Basta clicar o nome do filme para lê-las, mas isso não está escrito nem abaixo do título e nem há sinalização adequada que motive esta navegação.
Também o selinho INDICADO ficou sem explicação nesta página. É ótimo que o quadro resuma tantas informações e mostre quais filmes são os recomendados, no mar de opções.
Mas a primeira reação que tive foi tentar clicar para saber: a- quem indicou; b- o que este crítico ou publicação escreveu sobre o filme. O selo, porém, não é navegável.
Uma frase explicando que as indicações são de UOL Cinema – informação que está na home page do site- já ajudaria a leitura do quadro.’