Monday, 25 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Mara Gama

‘O internauta Edgard ficou desapontado com um álbum de fotos publicado no UOL.

‘Hoje na home page do UOL (26 de novembro) me interessei por uma reportagem intitulada ‘‘Moda da rua: Skatistas em São Paulo’’.

Ela está recheada de fotos do público que foi a um evento. Pelo título da reportagem dá-se a imaginar que vão mostrar fotos do estilo das vestimentas dos skatistas.

Porém, o que vi foram fotos de um bando de publicitários, designers, estilistas, playboys e patricinhas em geral e seus estilos meio que extra-terrestres de e vestir

Sou fã de esportes radicais e acho um desrespeito com a galera do skate uma reportagem mal-intitulada como esta’.

Também tive a impressão de que tudo estava ‘fashion demais’ e que faltou retratar o modo de vestir dos skatistas do título no álbum.

Mas as fotos não retratam ‘os skatistas em São Paulo’. Fazem sim um registro do que é mais fashion na platéia de um evento de skate badalado.

O evento era o torneio da ‘Megarampa’, estrutura gigante de 27 metros de altura e 100 metros de comprimento que foi montada pela primeira vez no Brasil. Conhecida nos X-Games, as olimpíadas dos esportes radicais, a rampa foi erguida no sambódromo de São Paulo nos dias 22 e 23 de novembro, para provas de skate e BMX.

***

Comentários dos leitores em outubro (24/11/08)

A ombudsman recebeu e analisou 484 comunicações do público, via e-mail, no mês de outubro.

Na divisão por áreas, a maior parte dos e-mails se refere à home page do UOL. Foram 175 comunicações sobre a página no mês. O novo layout entrou no ar em 15 de outubro e motivou grande parte das mensagens dos leitores.

No ranking geral por áreas, depois da home page, vieram as comunicações sobre a área de Notícias, somando 94 e-mails, Esporte, com 42 comunicações, e E-mail, com 37 mensagens. Temas gerais do UOL ficaram em quinto lugar, com 27 mensagens e, em sexto, ficou a área de Entretenimento, com 24 mensagens.

Além da classificação por área, as mensagens são também separadas por tipo de reclamação ou comentário.

Em relação à home page do UOL, de um total de 175 mensagens, 36% (48 e-mails) viam problemas no layout, na elaboração de chamadas e na escolha de temas a serem destacados. Estes quesitos estão nomeados abaixo como falta de qualidade.

Em segundo lugar, ainda sobre a home page do UOL, vieram as reclamações que apontam, na visão do público, distorção ou parcialidade: 29 mensagens. Em terceiro lugar, ficaram os elogios à edição da home page e ao novo layout (15 mensagens). Treze leitores reclamaram do que consideram invasão da publicidade na home page.

Na área de Notícias, houve 20 reclamações apontando distorção ou parcialidade, 17 sugestões, 16 queixas sobre falta de informação ou conteúdo, 8 queixas apontando falta de qualidade e 8 apontando erro de informação.

Em Esporte, leitores reclamam de distorção ou parcialidade (9), falta de qualidade (5), erro de informação (5), erro técnico (4) e falta de atualização (4).

Em Entretenimento, falta de qualidade foi apontada em 6 mensagens. Em seguida, vieram mensagens que consideram chamadas e pautas inapropriadas (5) e em terceiro, 4 sugestões.’