Friday, 29 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1316

Novo site: modo de usar

Após queixas de leitores sobre o novo design do site do Washington Post, lançado no dia 13/3, o ombudsman do diário, Patrick B. Pexton, publicou em sua coluna [3/4/11] um guia de navegação do Post online. Foram mais de 1,4 mil emails enviados a Pexton. As frustrações foram, por ordem, a dificuldade de navegação, o sistema de comentários, o Today’s Paper (seção onde é possível ver o jornal na mesma diagramação da versão impressa) e o tamanho da fonte.

Segundo Raju Narisetti, chefe de redação do Post online, a equipe está considerando aumentar o tamanho da fonte Arial, mas nenhuma decisão foi tomada, ainda. O novo sistema de comentários apresentou alguns problemas – muito tempo para ir ao ar e confusão nas opções ‘Melhores comentários’ e ‘Todos os comentários’. Narisetti explica que o sistema está sendo aperfeiçoado. A opção de ‘não gostar/gostar’, que estava causando confusão, foi substituída por simplesmente ‘recomendo’. Já o Today’s Paper apresentou problemas técnicos, que também estão sendo consertados.

Perdidos

A maior parte dos emails, no entanto, refere-se a problemas para leitores encontrarem o que querem. Por conta das reclamações, muitas mudanças já foram feitas e mais estão a caminho. Quando o site foi lançado, os quadros de publicidade e de navegação, no lado direito, tinham a borda cinza – o que fazia parecer que todos eram anúncios. Agora, os quadros de navegação têm a borda branca.

Leitores também reclamaram que a lista diária de TV e rádio para esportes é difícil de achar. O ombudsman explica que ela está na rubrica ‘Esportes’, no lado direito, geralmente dois boxes abaixo do topo. Já a lista dos chats ao vivo fica agora no lado direito, assim como a rubrica ‘Veja todos os blogs do Washington Post‘. Já o arquivo completo dos blogueiros, colunistas e chats é mais complicado de achar, alerta Pexton.

Apesar das reclamações, a audiência do site cresceu. O mês de março – no qual o novo design foi lançado e o sistema de gerenciamento de conteúdo foi adotado – foi o melhor em número de visitantes únicos e o quarto melhor em número de visitas em toda a história do site.