‘Uma luz amarela deve ter acendido na sala da presidência da TV Cultura depois dos modestíssimos resultados apresentados pelas novidades introduzidas recentemente na grade de programação. Segundo dados do Ibope divulgados pela emissora, nenhuma das quatro novas atrações alcançou sequer mísero 1,4 ponto de audiência. Nas duas primeiras semanas, os números de audiência média foram os seguintes: Silvia Poppovic, 1,2 no programa inédito, da quinta-feira, e igual 1,2 na reprise de sábado; Cartão Verde, agora às segundas-feiras, 1,3; Mar Sem Fim, 1,1 no domingo (inédito) e 1,3 na terça-feira (reprise); e Superliga de Vôlei, 1,2.
É muito menos que muito pouco – é irrisório. O programa Silvia Poppovic foi lançado em grande estilo com excelente divulgação em jornais e revistas, mídia paga até em out-doors e festa de arromba no Museu da Casa Brasileira, conferindo à apresentadora status de estrela. Status que começa pelo nome do programa, incomum na Cultura, e que se estende no tratamento vip dedicado à equipe, indicada pela própria Silvia. O resultado, em termos de audiência (será o horário noturno?), é inferior ao que a apresentadora conseguia quando estava na Band.
Mar Sem Fim, que muitos telespectadores consideram mais adequado ao ‘espírito’ da TV pública, teve pouca divulgação na estréia e oferece o mesmo resultado de audiência. Cartão Verde, apresentado por Juca Kfouri, um dos melhores e mais conceituados jornalistas esportivos do país, patina igualmente no patamar abaixo de 1,4. Idem o vôlei.
Ah!, o vôlei. Assim como o tênis, é um esporte cujas partidas terminam após a conquista de pontos, e não por cronometragem. Vôlei e tênis podem ter número variável de sets, razão pela qual é impossível determinar o seu tempo de duração. Costumam provocar estragos na grade de programação das emissoras, sobretudo em dia útil à noite. Por essa razão, a Globo não transmite essas modalidades esportivas.
A direção da Cultura pretende chegar em junho, quando completa 1 ano de gestão, com a grade de programação definida e consolidada. Tem alguns trunfos a testar, como o Senta Que Lá Vem Comédia e o Festival Cultura de música. Se essas novas atrações não alcançarem algo como 5 pontos de audiência, a luz amarela poderá ficar vermelha.’