Monday, 18 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1314

Pelo bem da TV

A ONG sem fins lucrativos TV Bem foi citada diversas vezes pela mídia brasileira durante a semana de manifestações contra o lixo na TV. Trata-se de um Instituto de Defesa do Telespectador. Uma espécie de Procom televisiva. A idéia original é do vereador mineiro Betinho Duarte, 1º vice-presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, a partir da observação de crescentes reclamações dos telespectadores quanto ao conteúdo discutível das programações.

O embrião da associação surgiu em março de 1999, com a formação de grupos de estudo que analisavam a responsabilidade social e pública da TV. O grupo cresceu e se solidificou, passando a ser a Associação TV Bem a partir de junho do mesmo ano. Desde então, a ONG busca garantir que a TV exerça sua função educativa, cultural, informativa e de formação de valores éticos; a defesa do entretenimento saudável e enriquecedor; que promova a valorização dos programas como complemento à ação educadora da escola e formadora da família e a condenação de atos que incitem a sexualidade precoce na programação; entre muitos outros.

Além da rica teoria, a ONG também apresenta seus resultados práticos. ‘Informamos que a Associação TV Bem já tomou várias medidas na tentativa de modificar a realidade da atual programação das televisões brasileiras’, diz o sítio. Em seguida, apresenta uma lista de medidas para tentar mudar a triste realidade da televisão brasileira.

O internauta pode ler a proposta de um código de ética para a TV, escrito por Betinho Duarte. Podem também ler artigos e pesquisas dos membros da associação. Uma ONG do bem que deve ser levada a sério.