Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Pesquisas e a fascinação por Obama

A ombudsman do Washington Post, Deborah Howell, dedicou sua coluna de domingo [9/11/08] à análise da cobertura da campanha presidencial americana. Segundo ela, o Post realizou uma boa cobertura, mas leitores foram críticos à falta de abordagem de assuntos importantes, como as propostas dos candidatos, e também a uma suposta tendência favorável a Barack Obama. De acordo com as pesquisas de Deborah, encerradas no dia das eleições, eles estão certos.

A ombudsman e seu assistente, Jean Hwang, analisaram a cobertura da campanha presidencial por um ano, de 11 de novembro do ano passado até o dia do pleito, em 4/11. Além dos textos, fotos publicadas pelo jornal desde a nomeação de Obama, no dia 4/6, também foram avaliadas. Desde o fim do ano passado, 1.295 matérias foram publicadas sobre a corrida eleitoral em si e 594 sobre questões relevantes à disputa, como religião, ciência e energia, com pontos de vista dos candidatos.

Bill Hamilton, editor de política, reconhece que há muitos temas que gostaria de ter abordado durante a campanha. ‘Mas tivemos que fazer escolhas sobre o que sentimos que éramos unicamente capazes de oferecer ao nosso público de Washington ou na internet. Não desmerecemos a importância de se falar de grandes temas, mas tínhamos uma proposta maior, de comunicar e explicar a campanha mais excitante que já cobrimos’, explica.

Números

As páginas editoriais publicaram mais artigos de opinião sobre Obama (32) do que sobre John McCain (13). Também houve mais artigos negativos sobre o candidato republicano (58) do que sobre o democrata (32). Foram publicadas mais matérias e fotos sobre Obama nas páginas de notícias – 946, comparadas a 786 sobre McCain. Justificativas para estes números não faltam: para repórteres, fotógrafos e editores, a candidatura de Obama, o primeiro negro a concorrer à presidência por um grande partido, era algo novo e, por isso, com maior valor jornalístico. Além disso, o jornal declarou publicamente seu apoio ao democrata.

De 4/6 ao dia das eleições, Obama foi mencionado em 626 matérias e McCain, em 584. Nas capas, o republicano apareceu 144 vezes; o democrata, 176; juntos, eles estiveram em 41 capas. Os resultados foram compatíveis aos de pesquisas em outras organizações de mídia, realizadas pelo Project for Excellence in Journalism.