No dia 19 de maio, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional São Paulo (OAB-SP) debaterá os aspectos que envolvem a inevitável e necessária popularização do uso da internet, bem como os riscos previsíveis quanto ao uso ainda imaturo das infraestruturas tecnológicas por boa parte da população brasileira.
Por meio do seminário, a OAB-SP quer ampliar o debate sobre o que o governo federal pretende em relação ao Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), demonstrando que a sociedade brasileira protagoniza fase intermediária e adaptações ao mundo digital. Tais adaptações reservam rearranjos sociais que se veem aquém da evolução tecnológica, bem como da evolução exponencial de conhecimento e sabedoria dos que insurgem contra os princípios da liberdade e das boas práticas no uso das ferramentas digitais.
Outro objetivo é tratar da consciência cidadã quanto aos riscos e vulnerabilidades existentes e ainda por existir, como também do desprovimento de educação gradual e continuada da sociedade, que está exposta ao potencial uso de seus recursos tecnológicos por indivíduos que têm a capacidade de fazê-la mero instrumento de suas vontades para a prática de ilícitos.
Participantes e debatedores
O seminário será dividido em dois painéis. O primeiro abordará o tema A nova plataforma da internet – seu potencial, segurança e aspectos forenses e terá como debatedores: Antônio Luiz Rigo, doutor em Engenharia de Sistemas pela Escola Politécnica (USP) e mestre em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA); Adjabir Fernandes, publicitário e consultor em Projetos de Engenharia e Logística; Volnys Borges Bernal, mestre e doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP, auditor de segurança com certificação CISA/ISACA e pesquisador do Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da USP e por Giuliano Giova, master of science e perito judicial em questões de Tecnologia da Informação e Telemática.
O segundo painel, que será apresentado à tarde, colocará em debate o tema Plano Nacional de Banda Larga, Analfabetismo Digital e Responsabilidade Objetiva e terá como debatedores Regilberto Girão, especialista em Segurança Corporativa, Segurança da Informação e Comunicações e Crimes Cometidos por Meios Digitais, Higor Vinícius Nogueira Jorge, delegado de Polícia Civil do Estado de São Paulo, além de professor de Análise de Inteligência Policial da Academia da Polícia Civil, professor universitário e especialista na Investigação de Crimes Cibernéticos, pela procuradora Regional da República na 3ª Região, Janice Agostinho Barreto Ascari, e por Débora Sebriam, educadora e mestre em Engenharia de Mídias para Educação.
O evento é promovido pela Comissão de Crimes de Alta Tecnologia da OAB-SP e ocorrerá no Salão Nobre da entidade. A comissão é presidida pelo advogado Coriolano A. Almeida Camargo Santos e vice-presidida pelo advogado Marco Aurélio Pinto Florêncio Filho.
Serviço
Evento: Seminário promovido pela Comissão de Crimes de Alta Tecnologia da OAB-SP abordará Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) e Segurança da Informação e Comunicações (SIC).
Data: 19 de maio de 2011.
Horário: 09h00 às 18h00
Local: Salão Nobre da OAB-SP, Praça da Sé, 385, 1° andar, São Paulo.
Mais informações: Priscila (11) 3291.8206
Debatedor disponível para entrevistas: Regilberto Girão – (31)8852-4650
Ver folder anexado do seminário.
As inscrições devem ser feitas por meio do site da OAB/SP http://bit.ly/gJbGol, mediante a doação de uma lata ou pacote de leite integral em pó – 400g, que deverá ser entregue no início de cada painel na recepção do evento.