Wednesday, 18 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1318

Primeiro jornal para iPad tem prejuízo de US$ 10 mi

G1, 05/05

Primeiro jornal para iPad tem prejuízo de US$ 10 milhões no trimestre

A News Corp anunciou prejuízo de US$ 10 milhões no terceiro trimestre do ano fiscal com a operação do ‘The Daily’, jornal digital disponível para usuários de iPad. Anunciado em fevereiro pelo magnata Rupert Murdoch, CEO do conglomerado de mídia, o ‘The Daily’ começou a cobrar no final de março o valor de US$ 40 pela assinatura anual, ou US$ 1 para ter acesso ao jornal por uma semana.

De acordo com o executivo da News Corp Chase Carey, mais de 800 mil pessoas baixaram o aplicativo para iPad que dá acesso ao jornal digital desde o lançamento da publicação. A empresa não divulgou o número de usuários que, após o período inicial de testes, decidiu pagar pelo jornal eletrônico.

As perdas neste período inicial eram esperadas, segundo Carey, já que apenas recentemente a empresa passou a cobrar pelo jornal, que tem um custo de produção semanal de cerca de US$ 500 mil, a maior parte em salários para jornalistas, diagramadores, programadores e outros profissionais contratados pela publicação.

Até o final do ano fiscal norte-americano, em junho de 2011, a News Corp espera ter investido cerca de US$ 30 milhões na publicação. ‘Estamos nos primeiros dias de um novo produto. É um trabalho em andamento, estamos testando a tecnologia e refinando o conteúdo, e o mercado de tablets ainda está na infância’, afirmou Carey.

Os investimentos no ‘The Daily’ se juntaram à queda no faturamento de jornais impressos no Reino Unido e na Austrália e afetaram o lucro operacional da divisão de publicações da News Corp, que caiu US$ 82 milhões no trimestre.

A alta no faturamento da área de operações de TV e TV por assinatura, no entanto, minimizaram a queda nos números do grupo, que é dono da agência de notícias Reuters, do jornal britânico ‘The Times’, da rede de TV americana Fox e da TV por assinatura Sky.

 

 

 

IDG Now!, 06/05

Tablet faz usuário abandonar notebooks e desktops, aponta pesquisa

Estudo da Nielsen revela que mais de um terço dos usuários dos EUA passaram a usar menos seus computadores após comprar um tablet.

Estamos deixando nossos notebooks e desktops de lado em troca de tablets. Pelo menos é o que aponta uma nova pesquisa feita pelo instituo Nielsen sobre o uso de aparelhos móveis conectados nos Estados Unidos.

No levantamento intitulado ‘Como usamos tablets nos EUA’, a Nielsen perguntou aos donos de tablets como o uso de outros aparelhos mudou desde que entraram para o mundo do iPad e Cia. Mais de um terço deles (35%) afirmou usar seus computadores desktop por menos tempo ou nem usá-los mais, enquanto 32% afirmaram usar menos seus notebooks.

Além disso, o estudo da Nielsen aponta que 77% dos usuários de tablet usam o aparelho móvel para tarefas que antes eram feitas em um notebook ou desktop.

A razão mais popular para esse comportamento dos usuários não deixa de ser previsível: eles são fáceis de carregar. Cerca de 30% dos donos de tablet disseram que a portabilidade era o principal motivo para usar um tablet em vez de um notebook ou desktop. A facilidade de uso da interface ou sistema operacional e a rápida inicialização e desligamento ficaram com a segunda e terceira posição nesse quesito, respectivamente.

Outra descoberta interessante do levantamento é que o compartilhamento do tablet não parece ser a regra nos lares norte-americanos. Apenas 43% do total disseram dividir o aparelho com outras pessoas sob o mesmo teto, enquanto metade afirmou utilizar o tablet como um aparelho particular.

Mas e quanto ao efeito do tablet em outros aparelhos? Segundo a pesquisa, 27% das pessoas afirmaram utilizar seus e-readers (como o Kindle) com menos frequência após adquirir um tablet. E 25% dos entrevistados disseram ter diminuído o uso de seus consoles portáteis, como o Nintendo DS ou o PlayStation Portable.

O levantamento ainda aponta que TVs com conexão a Internet e smartphones são os aparelhos que foram menos afetados com a chegada dos tablets.