Sunday, 22 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Tereza Rangel

‘O UOL estreou seu site de Carnaval há alguns dias. Como em todos os anos, criou canais específicos para destacar o evento em quatro grandes centros: Recife e Olinda, Rio, Salvador e São Paulo. Sabe-se que a audiência crescerá exponencialmente a partir do final da semana que vem, quando efetivamente começa a festa. Nem por isso, a atualização do site deveria ser bissexta nesta fase de pré-Carnaval. A seguir, como estão agora à tarde os canais.

Recife e Olinda

Galo da Madrugada

Camarotes para tradicional bloco começam a ser vendidos

Detalhe: os camarotes começaram a ser vendidos na última terça-feira.

Salvador

Festival de Verão

Margareth Menezes faz show no encerramento do festival

Detalhe: o festival terminou no último dia 19.

Rio

Mestre Faíscca

Aulas de bateria no Rio ganham adeptos na classe média

Página foi atualizada ontem, com reportagem mais com prazo de validade maior. É a única área com investimento de reportagem do portal até agora.

São Paulo

Rotina atribulada

Princesas do Carnaval de SP comentam dia-a-dia pré-Carnaval

Detalhe: o bate-papo aconteceu há quase uma semana, na última sexta-feira.

Na própria home page da estação, há uma foto (a de Dani Suzuki) de evento ocorrido no dia 17.

Ao estrear uma estação e incluí-la no menu de estações de sua home page, o UOL cria a expectativa de que terá um site com substância e novidades diárias, tanto na sua home page quanto nos canais. Não é o que está acontecendo.

Último comentário: na home page, foi criada uma área chamada ´Pelo Brasil´. Até agora, nada mais faz do que reproduzir os destaques das home pages de Recife e Olinda, Rio, Salvador e São Paulo. Seria bom que o espaço fosse usado para dar destaque a notícias dos lugares que não mereceram uma home própria. Afinal, o Brasil é gigantesco e há Carnaval por todo o país.’

***

‘Uol envia spam’ (21/1/08)

‘Na página de e-mail do UOL, o portal explica o que é spam a diz, com todas as letras, ter uma política anti-spam. Mais, divulga qual é essa política. Veja abaixo o que diz o documento.

´O UOL não autoriza o uso de suas redes de computadores para o envio de mensagens de e-mail não solicitadas ou não consentidas previamente aos seus assinantes e usuários, que tenham por finalidade:

enviar publicidade para promoção de produtos, serviços ou entidades, de natureza comercial ou não, com ou sem fins lucrativos;

remeter mensagens em massa, não solicitadas ou não consentidas previamente, a um grupo de pessoas;

divulgar ou enviar cadeia de mensagens eletrônicas;

oferecer ou disponibilizar, para qualquer finalidade, lista de endereços eletrônicos.´

Para quem não sabe o que é spam, a explicação, segundo o próprio UOL: ´toda mensagem enviada para vários destinatários que não a solicitaram é considerada spam. Geralmente, este tipo de e-mail contém propaganda de um determinado produto ou site. Mensagens não solicitadas como correntes, abaixo-assinados e piadas também são spam´.

Pois bem. O UOL não segue o que recomenda. Envia e-mails não solicitados a assinantes e usuários oferecendo serviços e produtos, o que se caracteriza como spam. Mais grave ainda é que esses e-mails burlam o anti-spam do UOL. Ou seja, mesmo que alguém tenha optado por deixar na quarentena todos os e-mails @uol.com.br, receberá esses indesejados (e enviados pelo portal) na sua caixa de entrada e ficará com a impressão de falha no produto alardeado como o melhor do mercado.

Em pelo menos duas áreas (Megastore e UOL Namoro), o envio tem gerado protesto de assinantes. Semanalmente, há o envio de um informe por e-mail da Megastore para milhares de pessoas. A maior parte delas nunca comprou na loja nem pediu para receber esse informe. Há assinantes que também vêm recebendo, sem querer, e-mails de promoção do UOL Namoro (do site Metade Ideal).

´Prezo muito minha privacidade e sou cliente do UOL desde o homem do escafandro que ´deu pau` em todos os computadores há dez anos. Só acesso minhas mensagens pelo provedor e estou satisfeita com os serviços do UOL, principalmente de quarentena e bloqueio de e-mails indesejados. Só que… recebi diretamente na minha caixa de entrada uma propaganda do UOL me oferecendo o site de namoros da empresa. 1º: sou casada e me senti ultrajada! 2º: não sei o que faz sua empresa pensar que pode invadir minha caixa postal, quando me vende serviços para impedir o acesso das outras.´

Marisa

Para deixar de recebê-los, somente telefonando para o SAC e pedindo para ser excluído da lista. A exclusão será feita manualmente. Os informes não têm uma opção ´não quero mais receber o que não pedi´. Quem desconfiar que se trata de um boletim disfarçado e entrar na página do SAC talvez até fique surpreso ao saber que está cadastrado (provavelmente à revelia) para receber comunicados de ´Informe Publicitário´, ´Shopping UOL´, ´Clube UOL` e ´Clube UOL VIP´. Pode pedir para não receber mais boletins dessas áreas, mas não terá a garantia de que não receberá informes de outras indevidamente.

Informe não traz um botão de ´não quero receber mais´. Ao contrário, estimula que assine o boletim

O UOL não explicou como cadastrou milhares de pessoas para receber esses e-mails com produtos e serviços à venda. Tampouco explicou por que pratica o que condena em regras escritas e públicas.’