1. Perfil: Especialista em análise de mídia para trabalhar no desenvolvimento de ferramentas de ‘responsabilização e freios-e-contrapesos’ (accountability) para o serviço público de radiodifusão.
2. Nº de vagas: 01.
3. Qualificação educacional: Graduação em Ciências Sociais ou Sociais Aplicadas, preferencialmente na área de Comunicação.
4. Experiência profissional: Mestrado e doutorado desejável na área de Comunicação ou áreas afins.
Experiência comprovada de, no mínimo, 5 anos com mídia pública. Redação e produção de textos e papers sobre os assuntos mencionados.
5. Atividades:
5.1. Produzir uma proposta metodológica para o trabalho;
5.2. Realizar um estudo sobre documentos da Unesco relacionados aos sistemas de ‘responsabilização e freios-e-contrapesos’ (accountability) para mídias públicas;
5.3. Fazer uma revisão bibliográfica mais ampla sobre o tema, a fim de sintetizar temas-chave e indicadores que caracterizam os sistemas de accountability dos meios de comunicação, incluindo na revisão os livros Radiotelevisión de Servicio Público: Um Manual de Mejores Prácticas, Marcos Constitucionales de Radiotelevisión em América Latina, Public Service Broadcasting: a Comparative Legal Survey e Indicadores de Desenvolvimento de Mídia;
5.4. Identificar linhas de ação para que as diversas mídias públicas brasileiras possam incorporar referências internacionais de accountability;
5.5. Propor mecanismos de aplicação das ferramentas de accountability no monitoramento das mídias públicas feito por observadores de mídia (media watchers), tais como o Observatório da Imprensa, a Rede Nacional de Observatórios de Imprensa (Renoi) e a Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi);
5.6. Investigar as percepções dos atores do setor quanto ao tema;
** Produzir um paper com as conclusões do estudo;
** Apresentar o paper em um seminário para os principais atores do setor.
Metodologia e apresentação
6. Produtos/Resultados esperados:
Produto 01: Proposta metodológica em formato de paper com até 10 páginas redigidas em fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5, contendo: 1. conceitos-chave pertinentes ao tema; 2. cenário da mídia pública brasileira; 3. Estratégias de encaminhamento do estudo a ser feito.
Produto 02: Paper final com pelo menos 40 páginas redigidas em fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5, referente à implantação de sistemas de accountability para mídias públicas brasileiras contendo: 1. conceitos-chave pertinentes ao tema; 2. cenário das mídias públicas brasileiras; 3. Principais ferramentas de accountability para mídias públicas, de acordo com os documentos da área de Comunicação da Unesco e outras referências; 4. Diagnóstico de experiências brasileiras referentes à implantação de ferramentas de accountability; 5. Proposta de estratégias de implementação de sistemas de accountability para as mídias públicas; 6. Sugestão de mecanismos de aplicação das ferramentas de accountability no monitoramento das mídias públicas feito por observadores de mídia.
Produto 03: Apresentação do paper em seminário para os principais atores do setor.
7. Local de Trabalho: residência do consultor
8. Duração do contrato: 12 meses
Os interessados deverão enviar o CV do dia 23/06/2010 até o dia 01/07/2010 no curriculosci@unesco.org.br, indicando o número do edital e o nome do perfil em que se candidata.
Serão desconsiderados os CVs remetidos após a data limite indicada neste edital.