Em 1992, organizações de defesa do direito de livre expressão de diversas partes do mundo se reuniram em Montreal, no Canadá, para discutir como poderiam atuar de forma conjunta. Foi criado, então, o Ifex (sigla em inglês para Intercâmbio Internacional de Liberdade de Expressão), para articular a luta destes grupos.
A principal atividade da entidade atualmente é sua ‘rede de alertas’. Membros enviam à central do Ifex, localizada na cidade canadense de Toronto, notícias sobre ataques à liberdade de expressão em suas respectivas regiões. As informações são, então, divulgadas para os outros integrantes, possibilitando uma reação internacional da comunidade.
Outro programa importante é o de apoio aos participantes de países em desenvolvimento, onde o desafio à censura e à repressão é muito mais arriscado. O Ifex fornece ajuda técnica e financeira para estas regiões. A terceira atividade da organização é seu boletim semanal Comuniqué, que complementa a informação dos alertas no acompanhamento da luta pelo direito de livre expressão. O sítio tem versões em inglês, francês e espanhol.